Minha obsessão com waffle começou em Agosto do ano passado, as idas ao shopping center tinham somente uma função, comer waffle, embora o sabor e a textura estivessem bons eu sabia deveria ser mais do que aquilo. A franquia que se popularizou vende bastante opções com coberturas doces e salgadas, o que é um trem que me dá desespero. Porque raios o ser humano tem de estragar uma receita tacando exageros de açúcar e sal eu nunca vou entender. 

Também visitei oito estabelecimentos que servem waffles, mas nenhum deles faz um superior à franquia do shopping, e mais importante do que isso, alguns estabelecimentos dizem servir o waffle americano e o de Liège, têm preços diferentes, formatos diferentes, mas a mesma receita, sério! Eu quase tive um chilique quando pedi um waffle de Liège e o cara me trouxe um americano em formato redondo, e o estabelecimento tem a pachorra de cobrar 36R$!!

Acho que nunca estive tão perto de pular no pescoço de alguém, graças a Deus o marido fez a gentileza de me segurar no assento e impedir que aparecesse no jornal da noite por vandalizar um estabelecimento mentiroso e mequetrefe. O mesmo, infelizmente, aconteceu em outros lugares, os caras vendem gato por lebre, o que é bem absurdo já que as receitas são bem diferentes, tanto no sabor quanto na textura.

Enfim, depois de provar waffles por aí fui atrás das receitas originais. O waffle é uma receitinha mega popular nos EUA, é bem simples e o segredo geralmente está no tempo de descanso da massa, nem preciso dizer que as receitas que testei ficaram muito melhores do que a que a da franquia, mas vou dizer assim mesmo, todas as receitas que testei ficaram muito superiores.

Hoje posto somente a do Americano porque além de bem diferentes não quero uma postagem gigante. Faça a massa na noite anterior para servir no café da manhã, se possível, mas recomendo pelo menos umas 8 horas de descanso, detalhe que faz muita diferença na textura. Você pode substituir o manjericão fresco pelo seco de pacotinho, mas dá uma olhadinha porque às vezes tem umas pedrinhas. Detesto provar terra e pedra quando uso temperos desidratados de mercado. Na próxima postagem explico sobre a melhor máquina e forma para vc investir. Partiu receita? 

Ingredientes: 

270g de Farinha de trigo;
200ml de Leite; 
150 de Manteiga (pode ser margarina);
2 Ovos;
Manjericão;
1 pitada de Flor de sal. 
30g de Fermento químico;
20g de Açúcar cristal; 

Modo de preparo: 

Derreta a manteiga, depois leve para uma tigela, adicione o leite em temperatura ambiente, em seguida os ovos e bata bastante, a manteiga não deve estar quente para não cozinhar os ovos, blz? Quando tudo estiver bem batido e espumando adicione as folhinhas de manjericão. Aqui não tem medida, sugiro mais do que um punhado, se usares manjericão desidratado uma colher de sopa é o suficiente. Só para garantir  um waffle sem gruminhos de farinha peneire os ingredientes secos: fermento, farinha de trigo, sal e açúcar. Lembrando que esse último é importante para a massa, mas não se vexe porque não é o suficiente para deixar nada doce. 

Aos poucos adicione os secos à mistura líquida e mecha bem, cubra ou transfira para um recipiente com tampa e aguarde o tempo de descanso. Congelada essa massa dura umas duas semanas, mas na geladeira somente 48 horas, bom, que eu tenha testado. A cada waffle recomendo untar novamente a forma, use o pincel ao invés de guardanapo de papel ou o pingo óleo. Podes usar o óleo que preferir desde que não seja muito perfumado para não dar outro sabor ao waffle, acho que isso é óbvio, mas se por acaso você desejar untar alguma coisa com azeite de dendê recomendo que procures ajuda psicológica. 

Sobre o tempo de fogo. Não faço um cálculo exato, mas costumo virar a forma somente quando um dos lados está dourado, se a forma estiver quente demora uns 6 minutos, mais ou menos, e por favor, sempre com a chama no mínimo. Quando retirar da forma deixe descansar em uma grade para esfriar, caso contrário fica úmido e não sequinho como deveria. Como este é salgado recomendo servir com esse chutney de manga e dedo de moça ou com esse Mandioqueijo, umas fatias de mortadela ou peito de peru também caem bem. Seguindo as medidas você consegue cinco ou seis waffles, lembrando que é preciso servir na hora, então se não tiver público para toda a receita guarde em recipiente vedado e faça mais depois.