Estamos fazendo uma pequenina pausa nas receitas inspiradas na Taylor Swift, entre outros motivos porque eu queria fazer uns coquetéis, mas toda mistura que tento fica horrorosa, então sem pressa, um dia sai da alguma coisa decente, prometo. Enquanto isso, no lustre do castelo... hehehe, diga sua idade sem dizer a sua idade. Enfim, compramos um pacote de biscoito Mabel, todavia para nossa ingrata surpresa o sabor mudou, não sei se alteraram a essência ou a receita, o fato é que o biscoito Mabel despencou de qualidade, agora está crocante demais, o que significa um produto que sofre horrores durante o transporte e chega à sua mesa quase uma farofa. 

 

Outra é que perdeu o sabor de coco e o perfume, antes sentíamos o coco ralado entre os dentes, ou seja, embora fosse aromatizado artificialmente o sabor de verdade ainda estava lá, todavia isso sumiu, a coisa continua no armário, semanas sem que ninguém consiga tocar no negócio. Decidi então fazer biscoitos para o café da manhã, essa receitinha dá certo, mas como todo biscoito é importante que esfrie numa grade e que seja acondicionada bem vedado. O sabor é uma questão de combinação, se por acaso eu tiver decidido cobrir o biscoito com glacê vou usar na massa raspas de limão para quebrar um pouco do doce, mas se você tiver extrato de baunilha não pense duas vezes antes de usá-lo, seja qual for o sabor principal do seu biscoito, nunca vi um trem que não ficasse melhor com baunilha. Cacau, canela, chocolate granulado... dê sabor ao seu biscoito como preferir. Ok, sem mais delongas, partiu receita?

Ingredientes: 
120g de manteiga;
100g de açúcar cristal;
1 pitada de Sal;
400g de farinha de trigo;
1 col. de sopa de extrato de baunilha. 
1ovo;
Raspas de dois limões; 
Papel manteiga.

Modo de preparo:

Como sempre minhas receitas são feitas com meu preparado que leva farinha integral, branca e de arroz, então se você quiser um biscoito bem branquinho use somente farinha branca. Bata a manteiga com o açúcar até que a mistura esteja fofinha e esbranquiçada. Quando isso acontecer adicione meio ovo batido, existe a possibilidade de que um ovo inteiro seja muito se estiveres trabalhando somente com farinha branca, por isso bata o ovo numa tigelinha e acrescente metade no creme de manteiga e volte a bater, se depois que a farinha branca for adicionada a massa estiver meio seca podes adicionar o resto do ovo.

 

Depois que a farinha de trigo for acrescentada à mistura basta mexer até ficar uniforme. Uma coisa importante é lembrar-se que em cada fase é preciso levar a massa à geladeira para que a manteiga esfrie, ou seja, se fizeres a receita com margarina terás de acrescentar mais farinha. Depois que a massa estiver pronta leve para a geladeira por 40 minutos, abra entre folhas de papel manteiga e leve à geladeira por mais 40 minutos, depois dos biscoitos cortados no formato de sua preferência coloque-os na forma untada e leve-os para a geladeira por pelo menos 40 minutos.

Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por 13 a 15 minutos ou até que as bordas fiquem douradinhas. 40 minutos é o tempo minha geladeira leva para resfriar a massa, então se a tua for mais potente podes diminuir uns minutinhos. Se não tens cortador de biscoito tudo bem, use um copo ou qualquer outra coisa que seja cortante. Quando à espessura tente não fazê-lo fininho porque quebram na hora de colocar na forma, ou ficam tortos quando a espátula os alcança, enfim, não recomendo. Acho que pela foto dá pra ver mais ou menos a espessura dos meus.  


Para descansar é preciso uma grelha, retire com cuidado o biscoito assim que sair do forno e com a ajuda de uma estátula firme deixe que os biscoitos suem, como não tenho uma costumo usar meu escorredor de louça, passei um álcool só mesmo para me certificar de que está limpo e pronto, deixe esfriar completamente antes de guardar em recipiente de boa vedação.