Verdade seja dita, pimenta é trem do bem, se não gostas a receita de hoje não é pra você, toca pra frente. Essa comidinha, pastinha, antepasto é o puro sabor, picante, doce, ácida, salgada, a mistura é quase uma massala  em prato.

O chutney nasceu na Índia, viajou o mundo e chegou à mim. As características, no que diz respeito à essência, permanecem as mesmas em todos os lugares do mundo, doce, salgado, ácido e picante, a variação está nos ingredientes principais disponíveis em cada região. Partiu receita?

Ingredientes:

4 mangas, tipo palmer, maduras;
150g de açúcar;
1 colher de sopa de sal;
100ml de vinagre de maçã;
5 pimentas dedo de moça;
5 pimentas de cheiro;
500ml de água;

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma penela de fundo espesso e coloques as pimentas, açúcar, as manga fatiadas, obviamente sem caroço e fique mexendo, deixe  que cozinhe, deixe a manga soltar suco e o açúcar ir derretendo, esse processo deve durar 5 minutinhos.  Quando começar a grudar no fundo da panela coloques o vinagre de maçã, mexa vivamente para que nada se queime, adicione uma colher rasa de sopa de sal e despeje água aos pouquinhos, comece com 200mls e deixe cozinhar tampado.

Deixe cozinhar por uns 12 minutos e adicione um pouco mais de água, a manga precisa estar cozida e desfiada, a pimenta deve estar cozidíssima! Apure os sabores, se necessário acrescente uma pouco de água e deixe cozinhar mais um pouquinho. Depois de pronto deixe esfriar por uns 5 minutos e acrescente 3 colheres de sopa de vinagre, misture bem e transfira para um pote de vidro.


Se é a primeira vez que fazes chutney saibas que ele não tem caldo, ele é um antepasto incrível e acompanha peixes como nenhum outro, seja criativo: sanduíche, especialmente no pão folha, no biscoito cracker e acompanhando uma salada de folhas não tem como errar. Olhe bem para a textura na foto e faça o seu, não posso precisar o tempo mas o chutney não costuma passar de 25 minutos de cozimento, a não ser que você esteja fazendo mais de um 1kg. Lembre-se de que não é um doce, a cada colherada deves provar açúcar e sal, picância e acidez, vá por mim, não é difícil e é um fucking acontecimento ao seu paladar!