"Com ou sem açúcar?", alguém pergunta, "De amarga já basta a vida", outro responde. A lógica é irrefutável, DE AMARGA JÁ BASTA A VIDA. Combater a amargura da vida com açúcar é estúpido e ineficiente, mas quer saber? comer por gosta não. Iniciamos agora um festival de brigadeiro no sorvete de ananás. Tá, são centenas e centenas de sabores, por causa disso fiz uma seleta entre sabores preferidos e outros que nunca provei. 

 

Para abrir os trabalhos escolhi o brigadeiro de capim-santo com chocolate branco. Você me pergunta, isso dá certo? dá muito - eu respondo - muito certo, tipo, insanamente certo! tipo certo, muito, muito, muito certo!

 

Ingredientes:

90g de chocolate branco (boa qualidade);
100ml de chá de capim-santo (concentrado);
395g de leite condensado;
leite em pó; 
Leite em pó para enrolar;


Modo de preparo: 

Faça um chá bem concentrado de capim-anto e quando digo concentrado quero dizer concentradíssimo, não posso precisar quanto saquinhos de chá são necessários, talvez três ou quatro, tenho a folha de capim-santo à disposição e minha medida vai de um "punhado" à "um tanto bom". Não é papo de cozinheira profissional mas seja como for a medida está ai, 100ml de chá concentrado. Para o brigadeiro escolha uma panela limpa, sem qualquer cheiro residual e funda porque a mistura vai subir muito e não adianta deixar a colher ou ficar olhando, o trem transborda que derrama mesmo! 

 

Vasilha funda, larga, alta, a que tiver por aí, ainda com o fogo desligado coloque o leite condensado, quebre a barrinha de chocolate e despeje o chá de capim-santo. Escolha o fogo médio e mexa, mexa, mexa, mexa, até o fim dos tempos... O ponto de brigadeiro é aquele mesmo, precisa desgrudar do fundo da panela. Começou a desgrudar? vai mexendo e contanto, uns três minutos depois talvez ainda seja pouco. O tempo de cozimento de um brigadeiro normalmente é dado pelo seu ingrediente específico, como o capim-santo é um chá ele ficará muito líquido e para alcançar o ponto no qual seja possível enrolar é preciso cozinhar um tanto mais do que o comum. 

 

Depois de pronto é preciso deixar esfriar, em temperatura ambiente e só então enrolar, podes untar a mão com manteiga e passar as bolinhas  da alegria pelo leito em pó, antes de transferir para a forminha dê uma leve sacudida para que o excesso de pó fique na cai e não deforme seu brigadeiro. Ele não ficará tão firme quanto um brigadeiro de chocolate preto mas será possível enrolar sem dificuldade e manter o formato, diferente do brigadeiro de caramelo salgado aliás o especial do brigadeiro é novo, mas já temos essa delícia aqui no blog: https://www.sorvetedeananas.com.br/2016/04/brigadeiro-de-caramelo-salgado-e.html fui gente.