Não tenho muito o que dizer, cheesecake é alegria. A versão de copinho é deliciosa, a versão pedaço é incrível, combina com várias caldas diferentes, fica linda na sua mesa e não tem como resistir à sua mistura de doce e salgado na medida certa. Partiu receita?

Ingredientes:

400g de ricota fresca; 
200g de açúcar cristal;
3 ovos caipiras;
2 col. de sopa de extrato de baunilha;
300g de biscoito maria;
150g de manteiga;
200g de doce de leite;
Flor de sal;

Modo de preparo:

Processe os biscoitos e adicione a manteiga em ponto de pomada, processe novamente até obter a textura de areia molhada, despeje a mistura na forma de fundo falso escolhida. Pressione a farofa de biscoitos contra o recipiente forrando o fundo e as laterais, reserve. Leve ao processador limpo os demais ingredientes, com exceção do doce de leite, e bata até que a mistura esteja lisa, despeje sobre o fundo de biscoitos e leve para assar em forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos a 190 graus, o ideal é ficar de olho na camada de biscoitos quando eles estiverem dourados e a massa sacudir levemente ou quase nada será o momento adequado de retirar a cheesecake do forno.

Se você não faz cheesecake com frequência recomendo que utilizes a técnica do pudim, sele a parte debaixo da forma com papel laminado e asse em banho-maria, isso porque o fundo falso pode soltar e inundar tua receita. Essa técnica é boa porque o recheio é cremoso e de lento cozimento enquanto os biscoitos vão dourar bem rápido. 

Não faço desse modo porque conheço bem meu forno e ingredientes, esse bolinho de queijo americano é delícia constante na minha quebrada. Outra possibilidade é assar em uma forma comum, só lembre-se de escolher uma forma baixinha para que ao desenformar a crosta de biscoitos não se quebre no prato, sugiro que coloques papel manteiga no fundo e na laterais para facilitar sua vida. 


Deixe esfriar por completo para desenformar, cubra com doce de leite e se quiser salpique flor de sal por cima. Recomendo que seja servida gelada. A minha massa ficou amarela assim porque meus ovos eram caipiras, na verdade estavam amarelos demais, suspeito que aquelas galinhas estivessem na dieta da sopa de cenoura! Aqui no blog temos outras cheesecakes aqui: versão super fit, http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/06/romeu-e-julieta-fit.html, versão Senhor multiplica, http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/10/cheesecake-com-caramelo-salgado.html, ah, essa versão com caramelo salgado fica ainda mais gostosa sem leite condensado e com queijo fresco daqueles bem gordos, fica a dica! Dê uma olhada e escolha sua preferida, o que não dá é pra ficar sem essa maravilha!