Essa daqui é da minha avó e para minha avó. Comida típica do Piauí e Tocantins o grolado tem um nome divertido e é feito com a maravilhosa mandioca, sério, não dá pra viver sem. A farinha de puba tem esse nome porque é feita da mandioca apodrecida, depois que ela deixa o estado de polvilho azedo. Totalmente diferente do polvilho ela não dá liga e não tem tantas opções de uso, mas segue como minha preferida, ah, antes que me esqueça, essa receita não é fit, mas vai segurar teu apetite por muitas horas. Partiu receita?

Ingredientes:

200g de puba;
150g de água filtrada;
3 ovos;
Óleo pra fritar;
100g de manteiga;

Modo de preparo:

Leve a puba para uma tigela e hidrate, vá colocando a água aos pouco e mexendo a massa com a mão, é o mesmo processo de fazer beiju de tapioca. Quando a massa estiver mais úmida você vai perceber que alguns gruminhos estão se formando, desmanche-os com os dedos e se certifique que toda a massa esteja umedecida. Não é encharcada, não é molhada, é úmida, hidratada. 

Deixe descansar uns minutinhos e pegue na massa de novo, se tiver ressecado muito hidrate mais um pouquinho. Com a massa pronta é hora do preparo do grolado. Em uma frigideira grande e de preferência antiaderente coloque óleo para fazer ovos mexidos, coloque mais óleo do que normalmente colocaria. 


Mexa bem os ovos e quebre bem as partes coaguladas, salgue, depois de pronto jogue a puba hidratada na frigideira junto com os ovos. Fique mexendo para que a puba beba do óleo, o que acontecerá rapidinho, adicione duas colheradas de manteiga. Depois que a puba entra na frigideira deixe o fogo baixo, salgue, mexa bem, quando perceberes que o grolado absorveu toda a manteiga tá pronto, é só servir. Nada de temperos, é só o bom e velho sal branco. Bom quebra-jejum!