Verrine é dessas comidinhas bem a cara da França, uma coisa gostosa e simples mas tão bonitinha e caprichada que parece até chique. Quando os dias são agitados e você precisa cair da cama para o trabalho não dá tempo pra fazer aquele café da manhã no capricho, é preciso pensar de antemão no café da manhã perfeito. Falando em café da manhã...

Me penaliza pensar naqueles que vivem em situação de rua. A miséria é uma realidade, a fome não é mentira, pelo contrário, ela não somente existe como é fruto da indiferença, minha e sua inclusive; ninguém é tão pequeno que não possa fazer a diferença, ofereça um pão com manteiga, um pingado com pão na chapa para o pedinte que cruza seu caminho. 

Tô compartilhando porque é importante, enquanto nós temos esse café da manhã nutritivo e bonito tem gente que não tem nada, nada! Divagações a parte é hora da receita. Vou te contar o modo de preparo dessa verrine gostosinha com a esperança de que você em algum momento compartilhe do privilégio de comer, várias refeições ao dia, com aquele que não tem.

Ingredientes:

200g gramas de ricota;
200g de iogurte natural;
200g de biscoito doce integral;
20g de coco ralado;
20g de nibis de cacau;
10g de chia;
Adoçante ou mel;
Frutas secas de sua preferência;

Modo de preparo:

Processe os biscoitos escolhidos até obter uma farofa com pedações, não deixe virar farinha, reserve. Usei os biscoitos que te ensinei aqui: http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/11/cookie-integral.html. Processe a ricota com o iogurte e adoce com adoçante comum ou mel, seu paladar manda, mas lembre-se de que o biscoito é doce então não coloques muito. Pique as frutas secas escolhidas em pedaços grosseiros e grandes, se for figo recomendo cortar em três cada um.

Sou fã de reutilizar vidros para armazenar alimentos e manter as receitas fresquinhas por mais tempo, além de reduzir o volume de lixo produzido ainda deixo meu armário mais fofo e prático. Pensando nisso, separe seus potinhos de geleia, doce ou azeitona e prepare-os para o uso.

Faça camadas de biscoito e creme de ricota e entre elas salpique o coco e o nibs. Essa verrine possui carboidrato saudável e repleto de fibras do biscoito, uma boa quantidade do melhor tipo de proteína que um queijo pode oferecer, a gordura boa do iogurte, a doçura que agrada ao paladar e um punhadinho de antioxidantes presentes no nibs de cacau, a fruta seca é opcional, dá um tchan.

Minha dica na montagem é de não comer tudo de uma vez, o rendimento é de mais ou menos 2 a 3 porções dependendo do tamanho de teu pote, no segundo dia ele vai ter o maior sabor de sobremesa porque o biscoito fica úmido. Enjoy!