Tá caindo água do céu e isso é bom demais! Nessa abençoada primavera que vai chegando resolvi oferecer uma sugestão bem simples e gostosa pra acompanhar sua refeição: saladinea. Segundo os nutricionistas a salada deve ser consumida logo no princípio da refeição para que aumente a saciedade e melhore a mastigação. Legumes e frutas devem ser cortados em pedaços médios pois a atividade mastigatória  é reconhecida pelo cérebro como alimentação, ou seja, com pedaços maiores você demora, mastiga e remastiga dando ao cérebro o tempo necessário para assimilar o momento da alimentação.


Outra coisa importante é caprichar nas cores da salada, deixá-la mais atraente aos olhos. É importante colocar ingredientes que você deve comer e não somente aqueles de que gosta, se existem ingredientes dos quais desgoste procure colocá-los em pouca quantidade pra que seu paladar se adapte ao sabor. Se a salada é algo que está entrando em seu cardápio capriche no sabor mas não se esqueça de que ela deve ser nutricionalmente positiva, o que significa que deve ser fonte de fibras, alguma proteína e pobre em açúcares.

Consumo muita salada por aqui, por isso costumo brincar de análise combinatória com os ingredientes disponíveis na minha geladeira, importa dizer que se a salada for o prato principal ela deve conter uma fonte de carboidratos, se for acompanhamento de carne vermelha deve ser leve e menos fibrosa, coisas que a gente vai descobrindo quando toma gosto pelos legumes e hortaliças. Minha sugestão é simples e com ingredientes baratos, salada é pra ser gostosa e nutritiva, por isso sugiro que você escolha frutas e legumes da estação, eles estarão mais fresquinhos, mais saborosos e bem mais conta. Partiu saladinea??

Ingredientes:

100g de ricota ou queijo fresco;
200g de Acelga ou Repolho fatiado;
100g de alface roxa crespa;
3 colheres de sopa de mix de grãos:
    1 col. de sopa de chia;
    3 col. de sopa de quinoa;
    2 col. de sopa de linhaça;
    4 col. de xérem de castanha de caju;
1 laranja ou mexerica;
1/2 maçã verde ou pepino;
70g de iogurte desnatado sem sabor;
Sal Rosa;
3 colheres de sopa de azeite;


Modo de preparo:

Fatie todos os ingredientes de maneira delicada pois devem ser agradáveis para a mastigação mas não podem ser pequenos já que fatias devem incentivar uma atividade mastigatória longa. Ou seja, se prepare para descabelar sua avozinha que corta o repolho finíssimo. Em uma tigelinha prepare o molho com o o iogurte, azeite e sal, pode também levar um pouco de pimenta de cheiro ou calabresa, prove e acerte de acordo com seu paladar, misture à salada e tá pronto. Se optar pela salada como prato principal sugiro que faças uma daquelas cestinhas de pão folha que te ensinei aqui: http://www.sorvetedeananas.com.br/2017/03/tabule-na-cestinha.html como opção de carboidrato além das frutas, adicione também frango desfiado ou ovos cozidos e quebradinhos. 



A máxima é fazer da salada uma opção que atenda suas necessidades nutricionais, mate a fome e seja gostosa. Aqui no sorvete já te ensinei a fazer uma ricota caseira então vou deixando o link: http://www.sorvetedeananas.com.br/2017/03/ricota.html. O mix de grãos é simples, deixe em um potinho pronto e acrescente na salada sempre que desejar, ou você pode usar a granola salgada que é incrível e te ensinei bem aqui: http://www.sorvetedeananas.com.br/search?q=granola+salgada. Abraços deliciosos e com sabor de primavera!