Postagem sugestiva atendendo a um direct lá do insta: "nossa nada que eu faço em casa fica bom e eu acabo comendo besteira!" Resumo da postagem que você lê: organize seus temperos e invista em aromas!! Meu carinho por uma comida aromática é presente de minha avó, com o maior zelo e capricho ela mantinha uma horta com um montão de ervas e temperos que deixavam a comidinha dela absolutamente fenomenal, mesmo ela detestando cozinhar. 

Lendo sobre reeducação alimentar percebi o quanto é fundamental manjar um pouquinho de temperos, fazer sua própria refeição e desenvolver o paladar é fundamental pra quem deseja corrigir maus hábitos, cuidar da saúde ou emagrecer. É muito comum o inchaço em função do elevado consumo de sal, a gente pode até não perceber mas o sal é todo o sabor da comida industrializada. Investir em aromáticos pra deixar a comida mais gostosa é uma ótima maneira de desinchar e ficar bem naquele jeans.  

Mesmo que seu cantinho seja pequeno é bem possível deixar os temperos mais organizados e à vista. A ideia é tê-los tão a mão que não seja necessário abrir pote ou armário o que pode te levar à preguiça. Você não precisa abrir mão dos saquinhos de tempero na hora das compras, basta lembrar que eles são complemento, não devem ser usados diariamente e possuem muito mais sal e conservantes químicos do que sabor. Vou compartilhando minha criação que funciona: reservei duas caixas de madeira (aquelas de uvas que se multiplicam no natal), comprei um verniz de cor amadeirada e depois de lixar bem a madeira é só passar o verniz, pronto. 

Costumo guardar todo potinho de vidro que seja pequenino e bonitinho para colocar meus temperos. A atividade que tem levado anos, confesso, mas  não desanime, faça que será o bicho, prometo! São potinhos de alcaparras, vinhos, doces, geleias, garrafinhas de suco... a primeira, aliás, foi guardada com esse propósito e deve ter seus 6 anos. Vou deixando uma listinha dos aromáticos iniciais pra quem está começando a cozinhar em casa e quer comer melhor. Gente dica da vida: pra passar meses comendo frango com batata doce, quase todos os dias, é bem útil ter uma carta de aromas à disposição, assim as refeições parecem diferentes e você não vai enjoar. Sugestões:

Pimentas: calabresa, preta, branca, da jamaica, rosa; 
Louro, alfavaca;
Gengibre em pó, açafrão espanhol;
Alho desidratado;
Cominho, cúrcuma;
Canela, sal rosa;
Cravo da índia;
Tomilho e manjericão desidratados;
Alecrim, erva doce;
Zatar, Cardamomo;



Esses são ingredientes de que gosto para a cozinha quente, ou seja, a boa e velha comida de sal. Nada foi comprado de uma vez e tudo custa dinheiro. Os vidrinhos foram aparecendo aos poucos assim como seu conteúdo. Mantenho uma caixa para temperos e outra pra ingredientes de bolos e saladas, do nibs ao açúcar baunilhado, de tudo um pouco. O principal elemento para uma reeducação alimentar é conhecer o valor nutricional daquilo que você consome, mesmo que você coma qualquer coisa é importante balancear e escolher o que será rotina ou vez por outra.
Diminuir sal, conservantes químicos e industrializados fará um bem enorme pra sua pressão arterial e silhueta, parece que digo em toda postagem mas uma alimentação mais nutritiva e gostosa é mais fácil do que parece. Abraços e deixe aqui teu comentário!