Hoje vamos de clássico. É trabalhosa pra caramba, mas pode ter a certeza de que depois de comer massa fresca macarrão industrializado não será mais uma opção. Gente, é absolutamente magnifico, outra textura, outro sabor, absolutamente lindo, brilhante e delicioso.  O recheio é por tua conta, pode ser putanesca, bolognesa, alho e óleo, carbonara ou brasileiríssimo macarrão com frango que sobrou do almoço de domingo, kkkkk (quem nunca?). Força no braço e partiu receita?

Ingredientes:

400g de farinha de trigo branca;
4 ovos e 1 gema;
1/4 de água;
200g de farinha integral ou fubá;

Recheio:
200g de creme de leite fresco;
Brócolis;
alho frito;
molho de tomates;
tomilho;
400g de queijo parmesão ralado.


Modo de preparo:

Farinha na tigela. Coloque um ovo e mexa bem com a ponta dos dedos, coloque o outro, outro e o outro... sempre amassando com os dedos, quando acabarem-se ovos e gema transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove, agora é malhar braço. Se a massa estiver seca e esfarelada  é necessário mais um pouquinho de umidade, sugiro que coloques água, uma colherada por vez. Não tem segredo. Aqui é confiar e sovar como se não houvesse amanhã. 

Uma dica é não abrir a massa enquanto sova, nada de esticá-la, vá dobrando-a sobre ela mesma, infinitas vezes e até cansar. A massa não deve rasgar, caso esse problema aconteça durante a sova coloques mais uma colherada de água e continues a sovar. Minha mão é leve por isto demoro bastante na sova, se tiveres maior força certamente seu processo será mais rápido, por aqui foram 30 min. mas por ai faça o seguinte teste: pressione a massa com o indicador, se a massa ceder à pressão do seu dedo e logo voltar ao lugar você fez um ótimo trabalho, enrole-a em papel filme e deixe descansar por 40 minutos.

Para abrir divida a massa em três partes, enfarinhe a bancada com farinha integral ou fubá e abra a porção com a ajuda do rolo (mantenha as demais cobertas pelo plástico filme). Abra a massa na espessura mais fina possível, é muito importante que esteja bem fina pois no cozimento tua massa irá inchar e dobrar. Tenha o cuidado de levantar a massa algumas vezes para que descole da bancada, caso contrário ela irá rasgar na hora de pendurar. Sugiro que passes bastante farinha a cada ida e vinda do rolo, a farinha irá absorver alguma umidade extra e vai te ajudar a retirar o macarrão cortado da bancada.

 Depois que a massa estiver aberta e bem fina corte o macarrão em linha reta, sugiro o corte em talharim porque resiste bem a secagem, procure ser o mais exato possível, cortes na mesma espessura e comprimento, se necessário passe o rolo novamente. Ah, faca afiadíssima para esta tarefa!



Para a secagem pendure barbantes em linha reta em lugar seguro e seco, vá pendurando o macarrão um ao lado do outro e nunca em cima pra não colar. Deixe descansar por no mínimo 8 horas ou da noite para dia. 
O tempo de cozimento do macarrão sempre dependerá da espessura da massa, a industrializada, por exemplo, pode demorar de 5 a 7 minutos enquanto esta pode demorar de 9 a 12. Antes de retirar o macarrão do cozimento morda um pedacinho, se estiver ao dente, com o centro cozido e brilhante, ótimo; se ainda estiver branquinho ou um pouquinho duro deixe mais tempo. A água deve estar bem quente mas não fervendo.


Para rechear esta iguaria da culinária italiana minha sugestão é um molho simples e maravilhoso. O meu foi com creme de leite fresco, alho frito, brócolis cozida, sal e noz-moscada (porque ninguém é obrigado a comer macarrão sem esse temperinho maravilhoso, né??), também fiz o bom e velho molho vermelho com um toque de tomilho. Prepare o molho na frigideira e acrescente o macarrão cozido e escorrido, leve ao fogo pra que o macarrão encorpore todo o sabor do molho. 

Sirva e finalize com queijo e o alho frito (depois faço uma postagem sobre este último). Se você gosta de molho espesso já te ensinei a fazer um bechamel vegano: http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/08/molho-bechamel-vegano.html. Optei pela creme de leite porque não sou fã de colocar farinha de trigo no molho de um trem que é só farinha de trigo, além do mais a gordura do creme de leite fresco é suficiente, perfeita ao paladar; não é preciso mais. Enfim, faça em casa essa maravilha e esqueça macarrão industrializado! Sempre por aqui, bjos e fui!!!