Não sei se você se encaixa no time dos que tentam se livrar do açúcar branco, como eu, mas tenho convicção de que vais adorar essa receita deliciosa e prática. Tenho lido bastante sobre o açúcar e a indústria da cana, infelizmente nosso consumo desenfreado dessa delícia têm trazido consequências muito piores do que alguns kg na balança. A indústria canavieira no Brasil é responsável por grilagem de terra, destruição de floresta, vegetação natural e cerca de 60% do trabalho escravo infantil. Essa é uma realidade inadmissível que precisa ser transformada, finda; extirpada do planeta. 

A exploração do trabalho infantil, mão de obra barata e um consumo desorientado de açúcar tem feito das fazendas de cana espalhadas pelo Brasil um verdadeiro filme de terror. Enquanto ongs, órgãos do poder público e entidades religiosas trabalham pra combater semelhante mal a gente fica em casa só consumindo, gerando lucro e alimentando a crueldade que acontece longe dos nossos olhos. 

Além de diminuir o consumo de açúcar nós podemos e devemos participar de campanhas sociais, ajudar financeiramente as ongs, compartilhar, postar e conscientizar nossos amigos e familiares... Se você precisa de mais uma razão pra entrar nessa comigo saiba que, segundo a organização mundial de saúde, nós consumimos 6x mais açúcar do que nosso corpo precisa, AO DIA!! Ou seja, dos 25g recomendados para um ser humano saudável aumentamos para 150g, mas reclamamos horrores quando chega a notícia de que estamos hipertensos, diabéticos ou gordos.
Nosso corpo é uma máquina inteligente mas que odeia ser tratada como lata de lixo. As estrias e celulites que tanto incomodam o sexo feminino são na verdade uma reclamação do corpo, a celulite nada mais é do que uma inflamação: é o acúmulo de gorduras e toxinas sob a pele, deixando a região inchada e disforme, ou seja, além de coçar e incomodar (se tem algum cara me lendo eu aviso, vcs não possuem muitas mas a verdade é que celulite doi!). 

É preciso mudar a realidade que adoece nosso corpo, atrapalha nosso bem estar, derruba mata e coloca crianças em situação de risco. Eu sei que o sistema econômico brasileiro é bem firmado sobre a cana, se alguém ai não leu Gilberto Freire faça a si mesmo o favor de começar, mais do que entender o Brasil de hoje você compreende a engrenagem complexa de sofrimento que nosso modo de vida têm alimentado, sugiro Nordeste e Casa Grande e Senzala. Vamos então por partes. Eu super quero ser um ser humano combativo dos maus hábitos alimentares e políticos, mas falar contra racismo, machismo, corrupção e industrializados exige comprometimento e mudança de hábitos.

Acredito que é importante ser você mesmo a diferença que quer ver. Nós podemos mudar, podemos ser seres humanos melhores; da mesa à urnas. Nossa existência é um enorme impacto pra natureza porque somos muitos, no entanto a gente triplica essa violência com uma série de comportamentos nocivos e idiotas que só me fazem crer que a evolução é mesmo só uma hipótese!!! 

Por exemplo, agora eu tô no maior dilema. Em função do treino de força que tenho feito é preciso aumentar o consumo de proteína, infelizmente não dá pra comer somente ovos e carnes de criação humana porque fica caro e não tem a menor chance da albumina vir de claras 100% caipiras. Viram minha situação? Enfim, uma batalha por vez, vou diminuindo o açúcar, criando mais receitas saudáveis e menos nocivas aos poucos, não é exatamente fácil mudar o hábito de uma existência.

Voltando à receita e na tentativa de matar a vontade de açúcar e colocar um pouco de valor nutricional pra quem malha pra hipertrofia fiz essa receitinha meio que maravilhosa e sem a qual nunca mais eu vivo. A porção de whey é totalmente opcional, se colocares somente cacau em pó já vai ficar incrível. Partiu receita?

Ingredientes:

10 tâmaras;
3 colher de sopa de cacau 100%;
Óleo de coco ou azeite de oliva;
1 scoop de whey chocolate (opcional);
Chia;
Granulado.


Modo de Preparo:

Deixe as tâmaras de molho em água filtrada por 30 minutos e retire as sementes. Escorra e leve ao processador acompanhada de 1 colher de cacau, whey e 2 colheres do óleo de coco. Processe até que a mistura tenha se tornado uma pasta bem bonita. Se for necessário um pouco mais de líquido adicione colheradas da água. Unte as mãos com o óleo de coco e enrole os brigadeiros, sugiro que passes alguns no cacau em pó, outros na chia e ainda outros no granulado. Guardar em recipiente vedado e na geladeira, dura mais ou menos 6 dias. Abraços sabor tâmara e o desejo de um mundo mais doce e menos doloroso pra todo mundo!