Oie gente linda e maravilhosa que frequenta o blog, firmeza? Eu, além de bem, tô na maior vibe cozinheira nos últimos dias, cada gostosura tá saindo da minha cozinha que já, já eu fico mega metida, tipo Gordon Ramsay que se cuide (tá rolando de sorrir né? eu tô!!) Enfim, vibe boa, comida boa e essa é especial pra você vegano, intolerante a lactose ou mesmo malucos que, como eu, amam provar novidades. A receita é fácil mas siga as orientações. Capriche no acompanhamento e serviços de mesa que teu prato saudável e sem cheiro de morte (vegetas entenderão!) vai ficar lindo e delicioso tipo as fotos de instagram do chef Gordon. Partiu receita?

Ingredientes:

1/2 cebola branca;
2 folhas de loura;
2 cravos;
1 1/2 litro de água filtrada;
1 1/4 de farinha de aveia em flocos;
Noz-moscada;
Sal;
Pimenta branca em pó ou amassada;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
2 colheres de sopa (generosas) de margarina.

Modo de preparo:

Usando os cravos como alfinete fixe na cebola as folhas de cravo. A essa combinação de ingredientes chamamos cebola piquet, um aromático clássico da cozinha francesa. Aliás, essa é uma das combinações mais poderosas que eu experimentei na vida, transforma seu cozimento, gente é muito bom!! Com a cebola piquet pronta coloque-a dentro da medida de água e deixe ferver. Assim que o processo de fervura começar conte 8 minutos e desligue, deixe esfriar naturalmente (não retire a cebola). 

Quando a água estiver morna coe e coloque a aveia, deixe descansar e repita o processo do leite de aveia: http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/08/leite-vegano-i-aveia.html. Depois de coada a mistura ficará como o leite de aveia, no entanto estará saborizada e pronta para o bechámel. Você não precisa fazer um litro de molho, caso deseje fazer uma porção menor guarde o restante em refrigeração e use em outros preparos salgados. 

 Em uma panela funda, inox ou cerâmica, coloque a margarina, e deixe derreter só então acrescente a farinha. Com a ajuda de um fouet mexa a mistura até alcançar seu cozimento, a intenção é fazer desaparecer o sabor de farinha de trigo, continue mexendo continuamente para não empelotar. Quando a mistura estiver com uma aparência lisa, homogênea e de coloração um pouco mais escura acrescente o leite de aveia aromatizado, (faça aos poucos e segundo a textura que deseja). Permaneça mexendo porque o leite de aveia tende a engrossar com facilidade, tempere com um pouco de noz-moscada, sal e pimenta branca, prove e acerte segundo seu paladar. 

A textura do molho bechámel deve corresponder ao seu acompanhante no prato. Se pretendes usá-lo como molho de macarrão ou soja, deixe-o em uma textura mais líquida pois voltará ao fogo no preparo. Caso você pretenda usá-lo em uma versão do Croc monsieur, por exemplo, deixe-o um pouco mais espesso. Tá pronto. Como prometido a receita é fabulosa e nada difícil. Garanto que hás de ganhar muitos pontos com a galera vegana e você ainda faz às vezes de mestre cuca talentoso. E ai, qual o chef de cozinha com o qual você gostaria de ser comparado?