Se tem um trem que nóis ama é cupcake, moço te digo que me deixa doidona, tipo na fissura mesmo! Aqui em casa eles não duram mais de dois dias (isso porque o marido gosta mesmo é dos recheados!). Certifique-se de que tenhas uma boa forma de alumínio, forminhas de papel que suportam a umidade e é isso, partiu receita?

Ingredientes:

120g de açúcar cristal;
1 fava de baunilha (ou 2 colheres de sopa de extrato);
200g de farinha de trigo peneirada (usei meu preparado);
2 colheres (generosas) de sopa de manteiga (com sal);
3 ovos (claras em neve);
150ml de leite de aveia (receita aqui no blog:http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/08/leite-vegano-i-aveia.html);
1/2 colher de café de amido de milho;
1 colher de sopa de fermento químico;

                                      Merengue italiano:


1 xícara de açúcar;
1/2 de xícara de água;
3 claras;

Modo de preparo:

Pré- aqueça o forno a 200 graus. Em uma tigela bata o açúcar, as gemas, a manteiga e a baunilha até que a mistura fique fofa, incorpore leite e farinha alternadamente, por último coloque amido e fermento. Misture delicadamente até que a massa esteja homogênea e lisa. Em uma tigela limpíssima bata as claras em ponto de neve firme, acrescentando-as à massa aos poucos e sem cortá-las, você deve envolver as claras na massa, fazendo movimentos circulares do centro para fora. 

Para cada forminha costumo colocar duas colheres de sopa porque assim a massa pode crescer sem encostar no alumínio (minha forma preta é o ó!). Asse a 200 graus e faça o teste do palito no centro do bolinho antes de retirá-lo do forno, aqui foram 12 minutos mas somente abra o forno quando o cheiro de baunilha estiver no ar, a entrada de ar frio pode atrapalhar o processo e o bolinho pode murchar, ou seja, aprenda a entender o seu forno. Retire os cups da forma e deixe-os esfriar em uma grade.
Para a cobertura você pode usar o chantilly escandaloso que fiz para o bolo tres leches, aqui:  http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/04/bolo-tres-leches.html ou fazer esse merengue italiano.

Coloque água e açúcar para cozinhar e deixe que cozinhe até o ponto de fio fino (não pode ficar mexendo tá?), ao perceber que a calda está reduzindo e ganhando uma coloração meio amarelada faça o teste do fio. Com uma colher levante um pouco da calda e espere ela cair de volta, se um pequenino fio se formar na queda da gota é porque você atingiu o ponto correto, retire do fogo. 

Bata as claras em ponto de neve, quando estas estiverem montadas acrescente a calda em fio (não pare de bater), bata até não sentir mais calor na tigela da batedeira. Espere o cupcake esfriar para decorá-lo, faça com um bico de confeitar ou com uma colher, você manda. Se quiser saber mais sobre o preparo dessa delícia visite as postagens que fiz sobre muffins e o cupcake com r2d2:http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/10/cupcake-de-chocolate-com-r2d2.html. Ah, a receita do merengue é da maravilhosa e linda Carole Crema, ou seja, senão der certo você fez algo de errado! E ai, qual doce te deixa na fissura? pode falar, eu sei guardar segredo!