Só pra explicar, continuo com a mesma filosofia, não acredito em cortar guloseimas pra sempre, acho que o barato é melhorar o valor nutricional de nossa alimentação, ou seja, basta comer de forma comedida, correta, curtir cada fatia sem culpa e ser feliz. 


Pensando nisso fiz essa deliciosa torta de chocolate, com melhorado valor nutricional, cheia de sabores e linda, de comer com os olhos. Além de trabalhar com chocolate meio amargo, coloquei aveia e farinha integral na massa. Essa postagem é minha singela homenagem ao dia internacional do chocolate, então como diria meu querido Gordon Ramsay: "chocolat pie is indulgent!". Partiu receita?


Ingredientes:

80g de farinha integral;
80g de farinha branca;
80g de aveia em flocos;
200ml de água super gelada;
2 colheres de sopa de manteiga;
4 colheres de sopa de açúcar demerara;
2 colheres de sopa de cacau em pó;
300g de chocolate meio amargo picado;
250g de creme de leite comum;
1 pacote de morangos maduros (lavados e picados grosseiramente);
100g de biscoito de nata ou suspiro;
3 doses de rum (opcional);
Papel manteiga;
Fôrma antiaderente;
Grãos.


Modo de preparo:

Em uma tigela grande misture bem todos os secos. Farinhas, açúcar e cacau. Faça uma cova no centro coloques a manteiga e misture bem. Nesse ponto queremos que a massa fique com aparência de areia molhada, acrescente a água gelada aos poucos (pode ser que não a uses toda) e vá amassando. A mistura deve ficar úmida mas homogênea e uniforme, não se desespere se ficar meio liguenta, isso é normal em massas com aveia. Assim que estiver homogênea leve-a para a forma (untada com manteiga ou óleo de coco) e vá moldando-a com a ajuda de uma colher. Como a massa das tortitas de maçã (aqui ó): http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/08/tortita-de-maca.html essa massa possui menor quantidade de manteiga, ou seja, tem textura e técnica de abertura diferentes. 



Coloque sobre a massa (já moldada na fôrma) o papel manteiga e cubra com grãos, pode ser arroz, feijão, soja... o importante é que haja peso sobre o papel e a massa não infle. Asse a 200 graus por 25 minutos em forno pré-aquecido. Retire da fôrma o papel e os grãos e leve a massa de volta ao forno por mais 10 minutos. Detesto que a massa tenha gosto de farinha, por isto costumo quebrar uma lasquinha e provar, se ainda estiver com gosto deixo assar por mais uns minutinhos. Retire e deixe esfriar totalmente para rechear. Sobre o recheio: existem muitas maneiras de se fazer ganache, escolhi a mais simples beleza? Em uma panela em banho-maria aqueça o creme de leite (não ferva!), desligue o fogo (mas não retire do banho) e acrescente o chocolate já bem picadinho, mexa bem até que se derreta. 




Caso o calor não tenha sido os suficiente acenda o fogo e deixe a mistura em banho-maria (sempre mexendo e em fogo baixinho) até que todo o chocolate tenha se derretido, deixe esfriar. Quando a mistura estiver quase fria acrescente o rum e incorpore, a ideia é que ele não evapore e ainda contribua para deixar o recheio menos firme. Desenforme a massa com cuidado para não quebrar, coloque uma camada de ganache, outra de morangos picados e mais uma de ganache, decore com alguns morangos no centro e deixe na geladeira por no mínimo 40 minutos antes de servir para que o recheio firme. 


Decidi esfarelar os biscoitos quando a torta estava pronta para ser servida, assim estariam crocantes. Dicas: caso tua forma não seja anti aderente certifique-se de que tenha um fundo espesso para que a massa possa assar lentamente e sem queimar. Fique de olho na massa pois a temperatura pode variar para cada forno, a massa é fina e deve lembrar um biscoito. O rum é opcional, coloque menor quantidade ou retire-o da receita. Deixe aqui embaixo seus comentários, pode sugerir, criticar e até me contar suas aventuras chocoláticas!