Tem manhãs que a gente acorda com uma baita fome, dai você abre a geladeira e percebe que nada ali te anima O que você faz:  A) corre na padaria e compra pão quentinho ou B) continua de pijamas, faz panquecas e volta imediatamente pra cama. Yep, acertou quem escolheu a opção B. Ao contrário da crepe que precisa descansar, a panqueca é tão rápida que nem dá tempo do teu cobertor ficar frio. Você pode servir com frutas, iogurte ou calda de licor de laranja (já fiz um licor aqui no blog, olha só: http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/02/licor-de-laranja.html) no entanto, para mim panqueca é com mel e não preciso de mais nada pra ser só sorrisos. Partiu panqueca?

Ingredientes: 

3/4 de xícara de leite;
1 xícara de farinha de trigo branca;
3 colheres de sopa de açúcar;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
2 colheres de sopa de óleo;
1 pitada de sal;
1/2 colher de chá de fermento em pó;
1 ovo;
Manteiga para untar;


Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes até que não haja nenhum gruminho de farinha. Em uma frigideira antiaderente coloques uma colher de sopa (rasa) de manteiga e uma concha da massa, quando a parte de cima desta já estiver com furinhos, vire. Repita a colher de manteiga para cada disco de panqueca. 

O tempo de cada uma depende de sua frigideira, a minha é de cerâmica então a primeira demorou uns três minutos e as outras foram super rápidas. Se sua frigideira ficar quente e estiver queimando a massa desligue o fogo, lave a frigideira e recomece. Quando o volume de panquecas é grande eu costumo usar várias frigideiras. Para uma panela grande a minha a receita rende mais ou menos 5 panquecas, mas se tua frigideira for de tamanho menor uma concha será o suficiente. Ah, se você curte aquela panqueca de tapioca (o trem se chama beiju tá gente?!) eu ensinei a fazer nessa postagem aqui: http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/07/das-maravilhas-do-polvilho-i-o-beiju-de.html. Abraços!!!