Mandioca e polvilho, tubérculo e ingrediente que fazem da América o continente mais perfeito do planeta (nem me deixem falar disso que não paro mais, meus argumentos vão de banana da terra à Machado de Assis, Manuel Bandeira e Raul Cortez!) Pra quem não acompanhou eu comecei o assunto em algumas postagens anteriores: http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/07/as-maravilhas-do-polvilho_16.html e aqui http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/07/das-maravilhas-do-polvilho-i-o-beiju-de.html agora dou continuidade com uma receita que comprova a veracidade do título e tem muito a cara do dia de preguiça. 

Não sei se vocês já fizeram pão de queijo mas o danado dá muito trabalho, é um tal de mexe na massa e derruba polvilho e acerta queijo, ovo e vai mais polvilho e é um rolo que quando a gente percebe já passou uma tarde e sua cozinha parece que foi palco de uma guerra (se com você não é assim parabéns, you are fucking awesome!). Enfim, eu meio que sou super exigente com pão de queijo e na real foi e é um dos pouco motivos pelos quais sinto saudades de Goiânia. Comida. E explico o porque. Se você ainda não teve o privilégio de conhecer a capital goiana saiba que é o lugar de comida mais gostosa do mundo (exatamente), se você estiver no centro da cidade com 2 reais ou 20 você come bem. 


Os PFs são simples mas completos e com bom tempero, os salgados bem recheados e sempre recém preparados. Diferente de Brasília não é necessário desembolsar alta grana para comer bem, o goiano cozinha muito bem, tem um paladar de quem sabe valorizar todos os ingredientes... Voltando... O pão de queijo é feito com queijo curado de boa qualidade, bem amarelo de gordura. Alguns lugares primam pelos ovos caipiras, o que faz uma boa diferença de sabor, nem digo que o goiano é enjoado na cozinha, mas esse é um item na nossa dieta que não é meia boca, ou o pão de queijo é bom ou não é pão de queijo. É comum passar naqueles botecos super feios da avenida Paranaíba e ver um pão de queijo, apesar do lugar ruim o trem é bão, feito com carinho, tem uns em que é possível ver a dona, mãe, tia ou mesmo cozinheira profissional saindo da cozinha (mal ajambrada) com as delícias. Acho que todos os meus amigos já me ouviram cantar essa pedra, não precisa ser profissional ou ter um super equipamento, tem gente que tem talento, pronto!

 Aqui em BSB tem comida boa, e muito, mas às vezes é um tiro no escuro, alguns restaurantes caríssimos com ambientes super fofos ou requintados servem uma comida insossa, sem personalidade, ruim mesmo. Gosto de culinária mas não sou impressionável, você não vai me fazer voltar ao seu estabelecimento porque é chique ou porque é hit, comida ou é boa ou ruim, ponto, período, o que vale para restaurantes de alta gastronomia ou lanchonetes de entre quadras.

Depois de um tempo parei de reclamar desse grilo constante (afinal, nada vai matar minha saudade louca das lanchonetes do centro de Goiânia) e fiz essa receita bem prática e rápida para aquele lanche ou visita de última hora. O bom aqui é que podes (e deves) usar sua criatividade na escolha do queijo, ovos ou mesmo do tempero. Você pode até fazer um pão de queijo temperado (gente até pão de queijo com bacon eu já vi!), só recomendo que sigas as medidas. Partiu receita?

Ingredientes 

1 ovo;
150g de polvilho doce;
150g de polvilho azedo;
1 colher de café (rasa) de sal;
150ml de leite (em temperatura ambiente); 
100ml de óleo;
300g de queijo ralado (usei meia cura);
forminhas de empada;
manteiga para untar;
1 colher de sopa de farinha de trigo (enfarinhar).

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno (médio), unte as formas com manteiga e enfarinhe. Sinta-se livre para escolher o tamanho das forminhas mas saiba que os pães crescem consideravelmente portanto, forminhas pequenas deixarão o pão de queijo mais bonitinho e delicado, perfeito para duas mordidas.  Aqui vem a mágica (ou preguiça) é só colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Prove e acerte o sal se necessário. Asse em forno pré- aquecido por 15 a 25 minutos, depende de como gostas, mais ou menos dourado. Espere esfriar um pouquinho, retire das forminhas e sirva. Não gosto de café (enxaqueca na hora!) por isto costumo servir com suco de laranja da fruta, geladinho. 

E aí, curtiram, já estiveram em Goiânia, tô puxando saco??? Agora o sorvete está no instagram, acesse o link do lado direito, logo no início da página e nos siga por lá, tem sempre fotos legais e coisas que não compartilho aqui no blog. Curtam nossa página no face, compartilhem nossa receitas através do botão face aqui embaixo da postagem e dê uma força para o blog crescer. Ah, vocês andam muito parados, cadê minhas sugestões? é só mandar que faço por aqui. Muitos abraços, beijos e pães de queijo. Fui!!