Senhor da glória como tenho sentido frio, não importa a quantidade de meias, casacos, calças e cobertores, esta temporada de inverno tem me feito sentir como um picolé, eu não sei vocês, mas detesto ser um gelato ambulante. Chá e café tornam-se fundamentais para a sobrevivência do ser humano, mas não é o suficiente porque eu tô num drama que é necessário fazer de TODAS as refeições um trem deliciosamente quente e aconchegante. 

Tenho me sentido sinceramente agoniada pelas pessoas em situação de rua, já fiz minha doações este ano, mas se você ainda não ajudou, por favor contribua com qualquer peça que possa proporcionar algum conforto àqueles que são castigados pelo vento gelado das ruas. Eu sempre digo isso, ao vivo ou aqui no blog, quando estamos morrendo de fome tomamos uma água, chupamos uma balinha, mastigamos uma folha de qualquer planta, ou sei lá, engolimos um pedaço de papel, mas e no frio? Como driblar o frio?

Como eu dizia: "a aritmética..." Para aquecer sua manhã e alimentar sua barriguinha com uma comida gostosa e barata recomendo um caldo, e para embarcar no mês junino vamos de caldo de milho. Sim, você pode usar somente milho, mas como eu queria "sustânça", como diz minha avó, usei também duas batatas cozidas. Partiu receita? 

Ingredientes:
4 espigas de milho;
2 batatas inglesas ou baroa, esta última se você for rico;
Cebolinha à gosto,
1 dente de alho, 
1 colher de sopa de manteiga; 
Sal do himalaia,
1 litro de água
Gorgonzola;
Pimenta bodinho. 

Modo de preparo:

Descasque as batatas e cozinhe até que estejam macias, passe a faca na espiga e retire todo o milho, lembre-se de higienizar antes de cortar porque se você lavar o milho na peneira perderá um montão do amido que dará consistência ao seu caldo. 

Descasque as duas batatas e corte em pedaços menores, pois ajuda a cozinhar mais rápido, quando estiverem macias desligue e reserve,  junte o dente de alho descascado ao milho debulhado e bata, ou processe, com 300 ml de água, passe pela peneira e descarte a maior parte da sobra, junte o restante e o líquido às batatas. Cozinhe tudo por uns 10 a 15 minutos, eu usei a pressão para tudo, mas podes usar qualquer panela tampada. Tudo macio então é hora de processar, no mixer ou liquidificador, use a própria água do cozimento que não somente terá sabor, mas também bastante amido. 

Adicione cebolinha ver e sal a gosto e deixe cozinhar por um tempinho, é provável que já não haja mais nenhum gosto de amido, todavia prevenir é melhor do que remediar então deixe o caldo mais uns minutinhos no calor. Lembrando que se gostas de caldo ralo deves acrescentar mais água, mas faça aos pouquinhos. Sirva acompanhado de uma torradinha e queijo ralado. Abraços quentinhos, diferentes deste clima horroroso que deixa nossa pele seca e meu humor sem salvação. Fui.