Uma vez provei donut só porque sou fã dos Simpsons, mas pense num trem que é só o açúcar, não tem gosto de nada! Pois é, esse o donut americano. Então se uma meleca dessas é sucesso tenho convicção que os americanos têm uma séria deficiência no paladar. A ideia da massa não é má, por isso ela é superior em tudo no Brasil e se chama sonho, já comeu? Pois é, esse mesmo. Como eu queia corrigir a receita americana decidi mudar o cozimento e ao invés de fazê-lo frito optei por assá-lo, eu não sou muito fá de fritura a não ser q seja rabanada ou churros, mas até que o churro assado é bom, chega bem perto do original, mas infelizmente a rabanada ainda não.

 

Tá bom, tá bom, não farei aqui uma campanha contra fritura, mas para chegar ao amém da missa conto que cheguei à receita que é o suficientemente saborosa para ser assada, sem prejuízo para o resultado final. Fiz uma coisa simples, teria sido legal decorar com a cobertura cor de rosa, mas eu tava sem morango ou beterraba para fazer redução e não sou de usar corante industrializado. Vou frisando, refrisando, escrevendo em neon e gritando com o megafone que a massa deve descansar de 24 a 48 horas. 

 

 

Essa receitinha é bem modesta e eu não fiz com a maior das expectativas, mas não é que fez sucesso?Sigamos então para os ingredientes e método de preparo que embora seja demorado é molezinha e dá pra fazer com um pé nas costas. Aliás, de onde veio essa ideia absurda, quem em algum momento pensou: "ei, vou colocar o pé nas costa e ver se consigo fazer tal e tal coisa". Muito curiosidade para as 22 da noite de sexta? Ok, ok, partiu receita?

Ingredientes:
260g de Farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento biológico seco;
80g de mel;
90g de manteiga derretida; 
2 col. extrato de baunilha;
1col. de sopa de canela em pó;
2 ovos;

Modo de preparo:

Sabe aquele ditado que diz o apressado come cru? Pois é, o ditado popular é a pura verdade, mas tem outro ditado que melhor se encaixa nessa receita, é... é... meleca, agora esqueci, mas diz que quando sabemos esperar por alguma coisa essa coisa é melhor, fez sentido? Claro que fez pois todos nós já experimentamos isso na vida, metaforicamente ou não, e a massa de donut é um trem que comprava o provérbio popular. Fiz massa com 4 horas, 1 dia e 2 dias de descanso, vai por mim que a última opção é a melhor. 

Aviso que também fiz o teste com farinha branca e integral, ambas em diferentes proporções e não funciona, não fica a mesma coisa e basicamente está errado. Sério mesmo, então se alimente bem, tenha corretas proporções de fibras na sua dieta e aproveite um lanche ou café da manhã todo trabalhado na farinha branca porque farinha integral aqui não somente dá ruim como fica marmota. 

Misture os ingredientes secos e reserve, misture os ingredientes úmidos e bata até espumar, como essa massa não requer esponja pode misturar o fermento biológico nos ingredientes secos. Aos poucos adicione a mistura seca aos líquidos, vá misturando com os dedos ainda dentro da tigela, não é preciso sovar nesse momento, somente dar unidade, ah, a massa não deve ficar seca, mas sim preguenta, pegajosa se você não for do Norte.

 

 

 

Unte uma tigela funda com manteiga e coloque a massa, cubra com um filme plástico ou papel encerado tendo o cuidado de manter a vedação o máximos que conseguir. Deixar descansar por 24 ou 48 horas, como a receita é minha e eu tenho um total e absoluto descontrole emocional por canela adicionei uma colher de sopa aos secos, mas se não gostas de canela retirá-la não provocará prejuízo à receita, mas se esse for seu caso acho que é hora de sairmos com outras pessoas. 

Abra a massa em uma superfície lisa e vá devagar na farinha, prefira que a massa fique mole, retorne para a geladeira se o dia estiver quente, mas não fique enchendo a bancada de farinha e deixando a massa seca, essa massa não tem líquido ou muita gordura, então se você desandar a colocar um trem que consome toda a umidade já era. 

Massa aberta faça as rodelas e retire o miolo, eu usei uma forma redonda de biscoito e a rodelinha do centro eu fiz com o fundo de um bico de confeiteiro, então use sua criatividade porque dá para ser copos de tamanhos diferentes também. Pincele os donuts com gema batida misturada com uma colher de água, asse por 30 minutos, mais ou menos, temperatura entre 180 a 200 graus, não passe disso, então faça o controle do teu forno porque sabe Deus que esses trem são temperamentais demais da conta. Para a cobertura misture um colher de sopa de leite em 100g de açúcar de confeiteiro na cor que você quiser. Usei cacau em pó no meu.