Em 2022 comemorei meu aniversário com minha irmã, combinamos uma data legal para as duas, chamamos amigos e marcamos a festa. Queríamos um espaço para preparar as guloseimas e conseguimos a cozinha do lugar no qual receberíamos as pessoas. Coloquei a dolmã de chef, meu toque de pimentinha e fui toda contente cozinhar com ajuda da mana caçula e da nossa mãe. Receita pronta e tudo lindo, fomos encher balões e fazer outras coisas, mas o tempo passava, já tínhamos docinhos esfriando e nada do cheirinho de bolo, NADA.  

 

Fui conferir o porque e descobri que o forno estava estragado, somente um lado acendia e distribuía calor. Como toda confeiteira agiria em semelhante situação eu quase tive três paradas cardíacas e oito chiliques, mas o que fazer? Não tínhamos outro lugar para cozinhar, não tínhamos outros ingredientes para a refazer a receita e nosso orçamento já tinha estourado. Então engoli o choro e fiquei trocando as formas de lugar para que o bendito do bolo assasse por completo. Só de lembrar dá palpitação AKA batedeira AKA treco nervoso.

A massa ressecou, pois passou tempo demais no forno, o fundo ficou escuro, pois enquanto uma parte estava assada a outra não. Fiz uma caldinha e tentei trazer de volta um pouco da umidade que o calor roubou, depois montei e adicionei o recheio maravilhoso. Aliás um recheio fenomenal para um bolo que não ficou legal... quase tive uma síncope no fim daquele dia.

O resultado da meleca toda foi que na hora da festa todos elogiaram como tava bonito, mas não comeram, honestamente parecia que os convidados estavam pisando no meu coração toda vez que sorriam sem graça dizendo que estavam cheios. Não pude nem achar ruim! Imagina a frustração dos convidados já que veem as coisas bonitas postadas no insta do blog, mas quando têm a oportunidade de provar detestam! Eu chorei dois dias seguidos depois da festa e me comprometi a refazer o bolo e me livrar da lembrança humilhante. 

Esperei o melhor momento para a revanche pois aqui em casa costumamos passar algum tempo sem açúcar ou temos uma lista de desejos já na frente. Mas enfim, a oportunidade chegou e finalmente pude reprisar o bolo de aniversário. A receita é precisamente a mesma, sem nenhuma modificação, mas agora deu certo porque fiz em um forno que PRESTA. Agradeço muito o espaço que nos foi cedido, todavia se você fizer semelhante gentileza, por favor, avise se o equipamento disponível funciona ou não, por favor! 

Àqueles que foram nossos convidados peço desculpas, mesmo que um ano depois, lembro que fiz questão de fazê-lo no momento, mas as pessoas me olharam com cara de: "Não precisa explicar porque seu bolo tá uma bosta, é seu niver, tanto faz." ou "Se não sabia fazer bolo porque não encomendou?" Enquanto limpávamos o lugar eu tive de engolir palavrões porque todos os convidados deixaram o bolo nos pratinhos, basicamente só comeram recheio e cobertura. Juro que quis cortar os pulsos, sem drama, mas não dava nem para ficar com raiva. Eu tô sofrendo só de lembrar!

De volta ao hoje... como decorar o bolo? Pois bem, vocês devem saber que a Taylor Swift virá ao Brasil e como fã decidi que no resto do ano o Sorvete de Ananás terá receitas em homenagens às suas músicas, então pensei: porque não associar meu bolo revanche ao projeto? Por essa razão fiz o bolo de aniversário perfeito decorado como o bolo do clipe All Too Well, (fuck you, Jake Gyllenhaal!). O bolo do clipe é lindo, azul e com granulados coloridos, basicamente nasceu para ser meu! No bolo original tem umas ondulações, mas como a versão é minha eu preferi deixá-lo liso. Ok, sem mais delongas ou lembranças dolorosas de quando minha receita perfeita foi atacada por um forno do mal. Partiu receita? 

Ingredientes: 
450g de farinha de trigo branca;
300g de açúcar cristal;
4 col. sopa de extrato de baunilha;
4 ovos;
150ml de leite integral;
30g de fermento químico;
1 pitada de bicarbonato;
100g de manteiga ou margarina em ponto pomada.




Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 160 graus. Peneira a farinha de trigo com o fermento e o bicarbonato, reserve. Esse é meu modo de preparo favorito quando o assunto é bolo e se chama método cremoso, e em minha experiência se o forno não for horrível é garantia de um bolo macio. Bata a manteiga com açúcar até esbranquiçar, logo o creme vai ficando fofo e homogêneo, despeje o extrato de baunilha, depois acrescente os ovos um a um e continue batendo, sobre a mistura cremosa alterne os secos e os líquidos. Essa massa fica linda, com volume e dá vontade de comer a colheradas, sem exagero ela é linda demais, se você fizer com ovos caipira então nossa! 

 

Ok, massa pronta divida porções iguais em duas ou três formas de 19 centímetros. Eu até medi a quantidade, mas esqueci de anotar  acho que deu coisa de 400 e poucas gramas para duas formas. Asse a 185 graus por 35 a 43 minutos ou até o palito sair limpo do centro do bolo, em todo caso o perfume do bolo vai te buscar e indicar que logo é hora de fazer um teste. Depois do bolo pronto deixe que esfrie por completo para desenformar. Quando desenformá-lo recomendo que você pegue um papel toalha e esfregue ao redor do bolo para separar aquelas lasquinhas, farinha de trigo que grudou da forma untada... enfim, fazer essa limpeza ajuda a cobertura a deslizar mais livremente. A postagem está meio longa então vou postar o recheio e a montagem numa próxima, até já.