A experiência de fazer massa folheada é maravilhosa para quem adora sova, como eu, mas exibir um mil folhas feito 100% por você é mais ou menos a coisa mais legal que pode existir. Tá que ela demora e é um tal de dobra, dobra de novo, dobra que redobra, redobra a nedita dobra... enfim, quase um trava línguas gastronômico, mas é farinha de trigo e manteiga, me diz como não seria perfeito? 

 

 

 

 

Pra começar tenho obsessão com manteiga, obsessão, amo tanto que imagino que tenha no céu, sério mesmo. Não sei se vc tá ligado, mas a bíblia não descreve o céu, quando Deus mencionou a esperada morada eterna àqueles que escreveram o texto Ele somente informou que será bom e não haverá choro ou dor, então o que dizem sobre o céu é interpretação humana com base naquilo que conhecemos de maravilhoso. Tudo isso pra te dizer que se Deus, em quem eu acredito e tenho fé, quiser fazer um céu de ruas de algodão doce e cheiro de manteiga Ele fará, ou fez. Resumo do parágrafo: tem manteiga no céu. 

 


 

Primeiro: faça no dia que você tiver tempo de ficar em casa porque a massa precisa ser aberta e dobrada a cada quatro horas. Segundo: marque cada dobra para que tu não se percas. Terceiro: somente corte a massa com faca, se quiser formato redondo desenhe sobre a massa e faça o corte à faca. O cortador redondo não tem o mesmo efeito, a não ser que seja afiado como lâmina. Partiu receita? 

Ingredientes: 

300g Farinha de trigo gelada;
200g Manteiga gelada;
100ml água fria;
5g de sal.

Modo de preparo: 

Retire a manteiga da geladeira somente na hora de usar. Misture os demais ingredientes e faça uma massinha, deixe um cadinho de água por perto e se a massa estiver seca vá adicionando colheradas de água, sove até que não esteja grudando na bancada. A massa é bem dura mesmo, por isso use um rolo para abrir, faça um formato de estrela, ou seja, você deve abrir e virar para que fique em diagonal, é muito IMPORTANTE deixar no centro um montinho, porque o centro ficando mais cheio a manteiga não vaza. A manteiga deve ser quadrada, você pode partir ao meio o bloco de manteiga, outra coisa, o quadrado de manteiga deve ser menor do que o quadrado de massa. 

 

Coloque a manteiga no centro da estrela e dobre as pontas sobre ela, a manteiga deve ficar completamente coberta. Muito cuidado para que massa não fique fina, pois pode rachar deixando a manteiga escapar. Com o embrulho quadrado, sim você deve deixar a massa num quadrado perfeito, faça uma cruz sem pressionar a massa até em baixo, cubra com o papel manteiga e leve para geladeira por 30 minutos. Passado o tempo salpique farinha de trigo na bancada e abra a massa com a parte do fechamento para você. 

 

 

 

Com carinho, amor e alguma habilidade abra a massa no sentindo vertical formando um retângulo perfeito, nada de trem torto, é tudo retinho nível régua, e TEM de ser na vertical, feito isso dobre as pontas para dentro fazendo com que se encontrem no meio. Dobre as pontas e vire para a horizontal, o embrulho deve parecer um livro, enrole a massa em papel encerado ou plástico filme e deixe descansar por quatro horas para a segunda dobra. A postagem está longa então continuo na próxima.