É aniversário do blog, seis anos falando pelos cotovelos e cozinhando pra caramba, para celebrar decidi homenagear meu seriado preferido de televisão: Seinfeld, pois bem, na quinta temporada, episódio 13 os personagens procuram a padaria para uma deliciosa Babka, alguns incidentes acontecem na fila e você termina o episódio passando mal de sorrir, Larry David e Jerry Seinfeld, reis do sitcom. 

 

De origem judaica a iguaria é amanteigada, pouco doce e ridiculamente bonita. É trabalhosa porque é preciso esperar o tempo de descanso adequado, e não é, exatamente, receita para iniciantes, não que seja difícil, porque não é, mas meio que exige mão boa de massa. Partiu receita?

 

Ingredientes 
para a massa:
700g de farinha de trigo branca;
1 pct. de fermento biológico seco; 
100g açúcar cristal; 
200g de manteiga;
100 ml de leite integral; 
Flor de sal sal;
noz moscada;
4 ovos levemente batidos;
 
Para a de chocolate:
100g de manteiga;
300g de chocolate meio amargo;
2 col. de sopa de cacau em pó; 
 
Para a de canela:
200g de açúcar mascavo;
200g de manteiga;
3 col. de sopa de canela em pó; 
 

Modo de preparo:

Em uma tigela limpa coloque o fermento e faça a esponja com uma colherada de açúcar e o leite morninho, deixe descansar, tigela coberta por um pano de prato úmido, até que o fermento espume e a mistura esteja crescidinha, enquanto isso, numa tigela misture a farinha de trigo peneirada, açúcar cristal, sal, um tantinho de noz moscada ralada e pronto. 

Faça um buraquinho no  centro da farinha e despeje a esponja com cuidado, vá misturando em movimentos circulares e incorpore os ovos batidos aos poucos, quando chegar em ponto de sova adicione a manteiga gelada, também aos pouquinhos, e sovando a massa com todo o amor do mundo. 

Aqui seu conhecimento de panificação será útil. Massas quando amanteigadas, como a babka, não podem receber farinha de trigo demais, ou seja, comece com as 500g, mas é provável que ao longo do processo algumas colheradas a mais sejam necessárias. Se estiver grudando muito na bancada, minha sugestão é parar, recolha tudo com a espátula adequada, junte a massa mais ou menos numa bola em tigela untada e leve para a geladeira por 20 minutos. 

 

Volte a sovar e só então acrescente mais farinha, se necessário, a massa deve ficar ligeiramente grudenta, em função da quantidade de manteiga. Unte uma tigela com manteiga, muita manteiga e coloque a bola de massa, cubra com papel encerado, ou plástico filme e deixe descansar na geladeira por 24 horas. 

Novo dia. Retire a massa da geladeira uns 10 minutos antes de trabalhar, bancada limpa, levemente enfarinhada, divida a massa em duas. Nesses minutinhos derreta o chocolate em banho-maria e depois retire do fogo, adicione os cubinhos da manteiga gelada e o cacau em pó, mexa bem e aguarde, o calor do chocolate vai derreter a manteiga que em contrapartida vai baixar a temperatura do chocolate, deixe esfriar.

 

De volta à babka. Não sove a massa novamente e sim abra com o rolo de macarrão em forma de quadrado, recomendo abrir como se fosse massa folhada, abre de um lado e vira, abre de outro e vira, assim ela fica quadrada sem que tenhas de cortar alguma ponta. Recheie uma com creme de canela e a outra com o de chocolate. Esse último tem de estar em pasta, não é líquido!

 

Enrole como troncos, coloque sobre uma forma forrada com papel manteiga e leve para a geladeira por duas horas ou freezer por 25. Em superfície levemente enfarinhada coloque os troncos e parta-os horizontalmente, junte as partes uma virada para cima e a outra para baixo e como se você fosse um pano encharcado torça, as camadas aparecerão e você deve colocar em forma de bolo inglês ou em forma redonda com menos de 19 centímetros de diâmetro, a receita original é sempre comprida mas não tenho duas formas. Cubra cada uma com pano úmido e deixe descansar na parte quentinha da casa por pelo menos 1 hora e 30 minutos, a massa não cresce muito porque ela é pesada, mas deve ficar, vamos dizer, cheinha.

Antes de levar ao forno pincele a babka com uma misturinha feita de um ovo, uma colher de açúcar cristal e três colheres de água, pincele com delicadeza por toda ela. Asse à 180 graus por mais ou menos 40 minutos em forno preaquecido, ah, o teste do palito também é válido para babka. Deixe enfriar completamente e só então desenforme e sirva. Ela fica ainda mais fenomenal no dia seguinte. Fica aqui minha homenagem à melhor comédia, melhor texto e só pra constar, eu faria um barraco por uma boa babka, ah mais faria mesmo!