A sobremesa foi de natal mas poderia muito bem ser para o findi. Mano do céu como brigadeiro é da hora! Tortinha brasileiríssima, só não coloquei a bandeirinha porque tomei nojo da pobre desde a eleição do maligno para presidente. A torta fica pronta num susto e é sucesso garantido, especialmente com sua formiga interior. Lembrando que a porcentagem de amargura do chocolate deve ser sempre inferior a da vida, só acho! 


Ingredientes:

350g de biscoito de chocolate maltado;
2 latas de leite condensado;
175g de creme de leite;
2 gemas;
350g de chocolate 70%;
140g de manteiga sem sal;
granulado o quanto baste;
1 pitada de sal;

 

modo de preparo:

 

Com 100g de chocolate em barra faça um brigadeiro em ponto de enrolar normalmente, como você costuma fazer, passe pelo granulado e reserve. Processe os biscoitos até se tornarem uma farofinha e derreta a manteiga, junto os até que todo o biscoito esteja úmido, molde na forma. 

 

Se você somente tiver o biscoito maria comum tudo bem, basta adicionar chocolate em pó quando processar. Depois de moldado na forma leve para a geladeira até que o recheio esteja pronto. Para o recheio pique o chocolate para facilitar seu derretimento acrescente o leite condensado, creme de leite, a pitada de sal e as duas gemas. 

 

Misture  bem e leve ao fogo, o tempo de cozimento do creme é quando a mistura cair em fita da espátula, até te diria a temperatura mas tão pouca gente tem termômetro culinário e assim é até mais fácil. Deixe descansar por uns 20 minutos antes de rechear a base, decore com os brigadeiros enrolados e deixe esfriar por pelo menos três horas antes de servir. Vale cada garfada!