Antes de continuar já quero pedir minhas desculpas, agora que estou escrevendo a postagem percebi que não fiz fotos do preparo da baba de moça, tirei duas fotos com os ingredientes na panela e pronto, totalmente me esqueci. Vou postando as fotos do bolo pronto, mas prometo corrigir esse engano em breve, a próxima vez que eu fizer baba de moça eu atualizo essa postagem com fotos. Anyway, desculpas. Partiu receita?


Ingredientes para baba de moça:

2 latas de leite condensado;
5 gemas de galinha feliz;
100g de nozes picadas;
100ml de leite de coco;
1 colher de chá (generosa) de amido de milho;
60g de manteiga;
2 col. de sopa de extrato de baunilha;

Para o chantilly:

500ml de creme de leite fresco gelado;
3 colheres de sopa de açúcar refinado;

Modo de preparo:

Derreta o amido no leite para evitar que empelote no cozimento. Em uma panela de fundo espesso, ou cerâmica, coloques todos os ingredientes mexa bem com a espátula e leve ao fogo, médio para baixo, vai demorar um pouquinho mas a mistura vai engrossar, não pare de mexer nem por um segundo porque mesmo que aquele queimadinho do leite condensado seja delicioso pode estragar a aparência do creme. Prossiga com o cozimento até a mistura esteja no ponto de brigadeiro de colher. Durante o cozimento proteja os braços, as bolhas estouram e alcançam longe, baba de moça aqui em casa é com dolmã! Desligue o fogo, despeje a mistura em prato fundo e cubra com plástico filme em contato para não ressecar, deixe esfriar por completo para rechear o bolo.

Para a montagem basta partir cada camada de bolo ao meio. Use uma faca de serra e marque as laterais do bolo para se orientar e não deixar o bolo torto. Coloques a primeira banda do bolo na forma no qual foi assado e comece a montar: uma camada do bolo e recheio, siga adiante até terminar. Procure dividir o recheio igualmente.

Caso sua forma seja baixinha coloques acetado ao redor da forma, no lado de dentro, assim você aumenta a altura do recipiente, prossiga com a montagem normalmente. Quando a montagem terminar cubra a forma com plástico filme ou tecido encerado e deixe descansar por pelo menos 6 horas antes de servir.




Bata o chantilly somente na hora de levá-lo à mesa, 500ml de creme de leite fresco com 3 colheres de sopa de açúcar, deu ponto de bico firme parou, bateu demais vira manteiga. Desenforme o bolo com muito cuidado em um prato bem bonito e cubra com o chantilly.



A cobertura escolhida por mim não é nem de longe adequada para a ocasião, porque não sobreviveria a uma sessão de fotos com flashs ou à demora dos cumprimentos. Não sou fã de coberturas industrializadas, não admito pasta americana e um creme de manteiga também não sobreviveria por muito tempo fora da geladeira. Se decidires fazer seu próprio bolo de casamento eu sugiro uma semana de testes, faça várias coberturas e acompanhe como elas ficam fora da geladeira. Feliz bolo!