Esse sorvete era vontade antiga e finalmente aconteceu, fazer sorvete em casa é bom mas é preciso abrir mão da textura encontrada no seu sorvete preferido, artesanal ou industrializado o sorvete precisa de máquina. A técnica de bater em batedeira comum várias vezes ao longo de horas funciona, o sorvete fica bom, mas nem de longe é a mesma coisa. 

Minha sorveteria preferida mudou-se e me vejo abandonada,  não somente se mudaram do bairro como extinguiram meus sabores prediletos. A última vez que estive lá fiquei chateada com o atendente que sequer ouviu meus queixumes, embora ele não tenha culpa da decisão da empresa me atendeu enfastiado e parecia desesperado para voltar à tv. Nunca mais estive lá e estou à procura de outra batida perfeita! 

Era data especial aqui em casa então me resolvi, a receita é fácil e os ingredientes são poucos, mas lembre-se de prepará-la quando tiveres tempo. Caso possuas uma sorveteira é só fazer a receita e seguir as orientações do fabricante. Partiu receita?


Ingredientes:

500g de creme de leite fresco;
7 gemas;
150g de açúcar;
1 fava de baunilha;

Modo de preparo:

Escolha uma panela alta e nela despeje o creme de leite fresco, abra a fava de baunilha, raspe com faca, adicione as sementes e jogue também a fava na panela, acrescente as gemas e o açúcar. Mexa bem e ligue o fogo baixo, com a ajuda de uma espátula mexa enquanto a mistura cozinha e quando atingir fervura desligue o fogo. Continue mexendo por um bom tempo até que a temperatura caia e não permita que se forme a camada de nata, para isso mexa ininterruptamente.

Transfira a mistura para um tigela de alumínio, retire a fava de baunilha e cubra com plástico filme ou papel encerado em contato. Deixe descansar na geladeira por 3 horas, retire o plástico e bata com a batedeira usando fouet por uns 10 minutos na velocidade média, cubra novamente com o plástico mas não pressione, posicione-o delicadamente para não desfazer a espuma e as bolhas de ar, repita o processo por pelo menos 9 vezes a cada duas horas. Lave a fava, seque e deposite no seu extrato de baunilha. Batedeira em velocidade média e sempre com o fouet, raquete ou ganho não servem e usar mixer nem pensar, fazer na mão é meio improvável, mas go nuts if turns you on!

Enquanto descansa o sorvete se entregue ao maior dos prazeres: caramelo! Siga os passos:http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/10/caramelo-salgado.html

Deixe o caramelo esfriar naturalmente antes usá-lo. É hora de finalizar o sorvete, pode ser na tigela que usaste ou em forma de bolo inglês, só não recomendo plástico. Despeje um pouco do sorvete e um pouco do caramelo, outro pouco do sorvete e outro do caramelo... não misture os dois porque não devem se tornar um só. Deixe descansar de 6 a 8 horas no congelador então sirva, recomendo retirar da geladeira uns 10 minutinhos antes de servir. 

Essa é receita clássica Le Condon Bleu e a única na qual confio, caso tenhas outra me conte nos comentários, a não ser que uses leite condensado, se assim for não comente porque ignorar-te-ei com direito à mesóclise! Sorvete e mousse não têm leite condensado e é amadorismo que me "dá coisas", como no Doutor Chapatin. Se possível prefira o papel encerado para não fazer lixo, ele é lavável, dura no mínimo 8 anos e não fica com cheiro, recomendo o investimento no planeta. Tem outro sorvete aqui no blog saca só: http://www.sorvetedeananas.com.br/2017/12/sorvete-de-frutas-vermelhas.html.