Esta semana animei de fazer um bolinho que fazia um tempão que não comia, bolo de limão, essa frutinha me é muito cara e sempre que vejo bons limões faço alguma coisa, mouse, torta, marinada de peixe ou bolo. É possível fazer um bolo de limão fofinho, se é o que preferes sugiro que uses a receita de pão de ló que já passei: http://sorvetedeananas.blogspot.com.br/2015/09/pao-de-lo-de-chocolate.html, mas quero lembrar-lhes que fiz a massa com meu preparado de farinha de trigo que corresponde a 70% de farinha integral para 30% de refinada, portanto se fores fazer com farinha branca esteja de olho ao ponto da massa. 

Cansei de ir em ótimas padarias e comprar um bolo cremoso, no entanto a massa estava crua, bolo cremoso não é bolo cru, a massa é devidamente cozida e o que a torna cremosa é ser menos fofa, é o ingrediente com o qual é feita. Neste caso é porque usei poucos ovos e creme azedo, a reação química impede que o fermento atue totalmente, o resultado é uma massa bem assada, macia e cremosa. Cada receita tem uma razão diferente, sempre dependente do ingrediente principal. Partiu receita?


Ingredientes:

300g de farinha de trigo;
200g de açúcar cristal;
200ml de creme azedo;
2 col. sopa de manteiga;
3 limões taiti;
2 ovos;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 colher de café rasa de bicarbonato em pó;

Modo de preparo:

Lave bem os limões e seque-os, esprema dois e uma metade dentro do leite. O limão irá talhar o leite e dar a ele um gostinho maravilhoso de coalhada, costumo usar leite desnatado mas se fizeres com leite integral ficará ainda melhor. 



Misture os líquidos e acrescente os secos aos poucos, prove. Se o gosto do limão estiver fraco acrescente raspas, o segredo é raspar delicadamente o limão, queremos somente a parte verdinha porque a branca é um azedume só e pode acreditar que estragará tua receita. Por último acrescente o fermento e mexa até que tudo esteja homogêneo e sem nenhum gruminho, coloque em forma untada e enfarinhada e em forno pré-aquecido, asse por mais ou menos 30 minutos.  


Depois de trinta minutos faça o teste do palito que deve sair com um pouquinho de massa, como o brownie. Escolha formas mais espessas mas com igual distribuição de calor, assim tua massa vai assar mas não crescerá muito.

Como queria fazer bonito pra foto fiz um fondant simples para a cobertura, são duas colheres de leite para uma xícara de chá de açúcar de confeiteiro, mexa bem e depois do açúcar derretido coloque em um bico de confeiteiro, se quiser podes dobrar as quantidades acima e cobrir uma porção maior do seu bolinho. Valeu!!