Eis aqui o melhor bolo de cenoura que provei em todos os meus anos nesta indústria vital. Siga os passos direitinho e se delicie com esta maravilha chocolática, mas, só por desencargo de consciência vou deixando o link para a outra receita: http://www.sorvetedeananas.com.br/2017/05/bolo-de-cenoura-com-cobertura-de.html bolo de cenoura com chocolate não é exatamente um negócio do qual nos cansemos, achou que eu ia falar em calorias né? "achou errado otário!" algum outro fã de choque de cultura por aí?!!



Ingredientes:

240g de farinha de trigo;
1 col. sopa rasa de fermento químico;
12g de bicarbonato de sódio;
200g de cenoura ralada;
100 ml de óleo;
200g de açúcar;
2 ovos;
300ml de suco de laranja;
1 col. de sopa de vinagre;
300g de chocolate meio amargo;

Modo de preparo:

Peneire a farinha de trigo e fermento, reserve. Em uma panela coloques o açúcar e 150ml de suco de laranja, leve ao fogo até que o açúcar tenha derretido um pouco. Desligue o fogo e deixe a temperatura cair naturalmente, mais ou menos uns 12 minutos, adicione o óleo, vinagre e o bicarbonato. 

Processe a cenoura e os ovos e despeje a mistura em uma tigela, a essa mistura alterne a farinha peneirada com fermento e o líquido morno, lembrando que esse processo só pode ser feito quando a temperatura do suco de laranja estiver morninha, se você usar o líquido muito quente bicarbonato e fermento não farão efeito e você vai embatumar seu bolinho. 

Misture tudo muito bem com o fouet, nada de bater, misture com delicadeza, certifique-se de que não há gruminhos de farinha e despeje em duas formas de 19 cm devidamente untadas e enfarinhadas. O bolo deve assar por uns 40 minutos e o teste do palito deve ser feito. Essa massa é mais úmida do que a comum, seu palito não sairá completamente limpo, mas não retire o bolo do forno antes da hora, esse bolo deve assar sem problemas, massa úmida não é massa crua.

Hora de fazer a ganache. Prepares um banho-maria e coloques na tigela o chocolate picadinho com 100ml de suco de laranja, não deixe que a água quente toque o fundo da tigela. Quando o chocolate já estiver derretido retire do banho-maria, mexa bem e deixe esfriar em temperatura ambiente. Somente quando os bolos estiverem frios faça a montagem, desenforme os bolos e coloque de volta na forma uma das camadas com a parte de cima do bolo virada para baixo, coloque um punhado de ganache. 

Não precisa ser super generosa, lembre-se que temos que cobrir todo o bolo. Coloques a segunda camada e deixe o bolo resfriar por mais ou menos umas 4 horas na geladeira. Enquanto isso mantenha sua ganache coberta e em temperatura ambiente, caso ela endureça demais para cobrir o bolo retorne a ganache para o banho-maria bem rapidamente, só um sustinho. 

Desenforme o bolo e cubra. Você pode decorá-lo com brigadeirões, mas lembre-se de colocá-los sobre a ganache ainda mole, depois que a cobertura esfriar o brigadeiro não grudará e vai ficar passeando em cima do bolo. Depois de montado deixe na geladeira por uma hora antes de servir. 

Esse bolo é simples mas o processo de espera pela temperatura adequada para desenformar, montar, firmar e servir é longo, concordo, mas vale a pena, é um bolo pra ocasião especial e te garanto que o esforço será recompensado. A receita de brigadeiro imagino que seja desnecessária, que cidadão brasileiro não consegue fazer um brigadeiro? Abraços chocoláticos e fui!