Chuva é um trem bão demais, tipo assim, bênçãos em gotinhas. Amo o efeito da chuva nas pessoas, terra e plantas... chuva é cuidado de Deus. Aqui no cerrado essas gotinhas são mais do que esperadas no mês de agosto e quase intimadas em setembro, esses momentinhos de maio são mais do que preciosos. Enquanto curto a chuva lembro do amado Júlio do cocoricó, chuva combina com bolo de cenoura e cobertura de chocolate quente. Se um dos personagens preferidos de sua infância pede você faz. A receita é nova e bem mais fácil do que a já postada aqui no sorvete, aliás, é bem mais gostosa também, acho que a massa é mais suculenta. A cobertura desse bolo é um pouco extravagante, devo dizer que é a cobertura de chocolate mais deliciosa e aromática que já fiz aqui em casa. Resumo da ópera, faça bolo de cenoura com cobertura de chocolate quente toda vez que chover, partiu??

Ingredientes:
200g de cenoura ralada;
4 ovos caipira;
150 ml de óleo de girassol;
300g de açúcar cristal;
350g de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó;
1 pitada de flor de sal;

Cobertura:
100g de chocolate meio amargo picado;
100g de mel;
150g de azeite extra extra virgem;

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 170 graus. Unte e enfarinhe uma fôrma de orifício no meio, reserve. Misture os secos e reserve. No liquidificador bata cenoura e óleo por um minutinho e acresceste os ovos um a um. Quando a mistura estiver homogênea transfira-a para uma tigela e acrescente a mistura de secos (peneirando) e mexa em movimentos envolventes, sempre do centro pra fora e de debaixo pra cima na intenção de incorporar ar. Deite a massa sobre a fôrma e asse a 180 graus até que o palito saia limpo do centro da massa. Já expliquei por aqui que bolos de frutas e legumes não possuem tempo de cozimento exato porque vai sempre depender da quantidade de umidade do ingrediente em questão. A regra básica para bolos assim é uma só, nunca, nunca, nunca, nem sob tortura ou ameaça de morte abra o forno antes de 35 minutos, somente depois deste tempo faça o teste do palito. Quando o bolo estiver pronto retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformá-lo.

Para a cobertura leve ao banho-maria morno a quantidade indicada de chocolate e mel, depois que a mistura estiver completamente homogênea retire do fogo e acrescente o azeite mexendo bem para incorporar. Desenforme o bolo e cubra com a calda ainda quente, agora é só servir e ser feliz. Essa calda se tornou uma de minhas misturas preferidas, o aroma dessa mistura é daquelas experiências inesquecíveis, mas é preciso que seja um azeite magnífico, cridita neu! Um bom azeite vai deixar essa cobertura deliciosa, um excelente fará dela inesquecível. Não sei como não pensei antes nessa combinação, azeite com chocolate é bom demais sô!!!