Fruta seca é o bicho, né? Gostaria de usá-las com mais frequência nas receitas mas confesso que elas nem duram o suficiente para isso, eu meio que como antes de fazer qualquer coisa, não me julguem!

Lembrando que fruta seca é luxo, essa moda fitness de adoçar tudo com tâmara é péssima para o bolso e sua saúde. Ficar de olho na quantidade de açúcar que consumimos não significa recusar leite condensado, significa ingerir a quantidade recomendada pelo nutricionista, até porque acredito que culpar o leite condensado pelos nossos excessos seja pecado. Partiu receita?

Ingredientes:

400g de figo seco;
3 tâmaras sem caroços;
Coco ralado;
Água morna;
Azeite de coco ou oliva;





Modo de preparo:

Esquente 400ml de água filtrada e coloque sobre os figos e tâmaras, deixe descansar por umas 4 horas, a ideia é hidratar o figo o máximo possível. Figo hidratado descarte a água com uma peneira e retire o excesso com pano de prato, retire o cabinho e leve as frutas hidratadas ao processador, acrescente um fio de azeite e processe. 

Retire um punhado e enrole em formato de trufas, caso a massa esteja mole processe novamente com umas colheradas de coco ralado. Quando a massa estiver firme molde as bolinhas untando a mão com azeite e passe pelo coco ralado. 

Disponha nas forminhas e sirva. Conserve em recipiente fechado na geladeira por mais ou menos uma semana. Ficam lindas!!