Amo brownie, como não amar? já postei alguns aqui no blog e cada um consegue ser inesquecível, esse aqui é meu primeiro amor: http://www.sorvetedeananas.com.br/2017/04/brownie.html, já esse nasceu daquele vontade domingueira de comer um trem doce, gostoso e não muito calórico:http://www.sorvetedeananas.com.br/2017/09/brownie-fit.html, esse daqui é receita da maravilhosa Juliana Morgado, diva da confeitaria brasiliense.

Só pra constar esse é foda, coisa pra quem entende de gastronomia, tem um sabor marcante, intenso, a melhor receita de 2019 sem pestanejar: http://www.sorvetedeananas.com.br/2019/05/brownie-de-cacau.html. A última é um blondie do Gordon Ramsay crush que só perde para a Nigella, minha lady crush de longa data. É uma versão chocolate branco, apoteótica! http://www.sorvetedeananas.com.br/2015/12/blondie.html




Imagine só ter um montão desses, sempre à sua disposição? seria delicioso mas engordativo, ainda que em versões FIT, brownie é sobremesa e esta tem seus momentos. Seguindo na minha ode ao brownie criei essa receitinha para dividir, casal que divide calorias é mais feliz, fato comprovado pelo ministério Sorvete de Ananás. Prepare uma bandeja linda com o brownie, pipoca, suco e coloque Frasier, uns dez episódios só pra começar! Partiu receita?


Ingredientes:

2 ovos gelados;
40g de açúcar;
100g de chocolate meio amargo;
40g de azeite;
20g de chocolate em pó 60%;
50g de nozes;
2 pitadas de flor de sal;
2 colheres de sopa de farinha de aveia;
60g de chocolate picado para finalizar;


Modo de preparo:

Brownie é um bolinho que não cresce, cozido no calor do banho-maria e assado somente para caramelizar o açúcar e formar aquela casquinha magnifica de chocolate. Possui uma técnica constante de preparo; a quantidade de farinha dirá se será do tipo fudge ou cake, cada um tem seu momento mas o tipo cake é meu preferido. 

Sugiro que sirva resfriado, brownie morno somente  se acompanhar a um sorvete; quando quente a textura fica perdida e parece que estamos comendo massa crua. Unte e enfarinhe o papel manteiga na forma, reserve. Pré-aqueça o forno. Pique o chocolate e leve ao banho-maria, quando o chocolate derreter adicione azeite, cacau em pó, sal, açúcar e mexa bem. Desligue e retire do fogo, acrescente os ovos, um de cada vez, mexendo loucamente para que não coagulem.


Como os ovos estão gelados a temperatura cairá e o chocolate vai endurecer mudando a textura da massa, resista aos seus instintos de sentar com a tigela na frente da tv e comer tudo, adicione a farinha de aveia, misture bem e despeje na travessa escolhida, lembrando que ela deve ser pequena. Ajuste as nozes e o chocolate picado como preferir, asse a 190 graus por 20 minutos. Espere esfriar, leve para a geladeira e só então corte os pedaços que desejares. Partiu Frasier, brownie e boa companhia? P.S.: chocolate e noz é um trem de outro mundo né? que combinação feliz! Tô acompanhando uma série de Havard sobre química e gastronomia, certeza que essa informação há de pintar por lá!