Hiper, ultra, mega chocolatudo, pra lá de gostoso e molhadinho. Uma lindeza de servir, uma delícia de comer e não tem como não dar certo! Partiu receita?

Ingredientes:

300g de chocolate meio-amargo;
200g de manteiga;
1 colher de café de flor de sal;
4 ovos;
1/2 xícara de farinha de arroz ou amêndoas;
2 colheres de sopa de cacau em pó 100%;
1/2 xícara de açúcar mascavo;
3/4 de xícara de açúcar cristal;
1 colher de sopa de extrato de baunilha;
Castanhas de caju e do Pará picadas (opcional);


Modo de preparo:

Corte o chocolate meio-amargo, acompanhado da manteiga e leve ao banho-maria até derreter. Acrescente os açúcares, flor de sal e essência de baunilha. Mexa bem para ajudar os granulos de açúcar a se derreterem. O açúcar mascavo costuma demorar um pouco mais para derreter, mas se os demais ingredientes estiverem homogêneos, desligues o fogo e mexa por alguns instantes ainda. 

Acrescente os ovos um a um e mexa vivamente a cada ovo para que não coagulem, acrescente agora farinha e cacau e mexa bem pra que não fique nenhum gruminho de pó. Se optar por usar travessa de vidro lembre-se de que a propagação de calor é bem diferente, por isto fique de olho no ponto do brownie. Forre a assadeira escolhida com papel manteiga untado e enfarinhado (yep!), caso você possua um tapetinho de silicone ou fibra de vidro será bem melhor. Depois que comprei meu tapetinho já não consigo fazer nada com papel manteiga. 

Deite a massa na forma, espalhe bem com a espátula, cubra com as castanhas picadas (na faca por favor) e leve ao forno para assar por 17 minutos a 180 graus. Regra pra vida: chocolate não gosta de alta temperatura. Forno pré aquecido a baixa temperatura. Depois de pronto leve-o para a geladeira por pelo menos uma hora antes de cortá-lo. Essa receitinha é bem eficiente e sempre dá certo. Um dia percebi que estava sem farinha fina de arroz e coloquei a flocão (uso pra fazer cuscuz) para minha surpresa ficou igualmente bom, ou seja, não tem como errar esta receita. P.s.: nunca assar um brownie acima de 190 graus.