A receita de hoje é mega simples e o bolo é um acontecimento, vai por mim. Adoro bolo, fazer, comer, presentar e comer de novo, nada mais gostoso do que fazer um bolinho na sua cozinha assistindo à netflix. Cada bolo tem uma ocasião, cada massa, recheio e cobertura tem seu momento, eu sei, mas a simplicidade de um bolinho quente e bem executado é imbatível! 



Esse bolo foi presente para uma amiga que celebrava mais uma primavera e super recomendo que faças também, mas importa dizer que esse não é bolo de geladeira, nem deve ser servido horas depois, foi feito para ser servido na hora, de preferência ainda morno e nessas quantidades exatas. Partiu receita?

Ingredientes:

2 ovos;
200g da açúcar demerara;
200g de farinha de trigo 70% integral;
100g de manteiga;
50ml de extrato de baunilha;
150ml de água filtrada;
20g de fermento em pó;
Coco ralado fino;
300g de bom doce de leite;

Modo de preparo:

Unte e enfarinhe a forma escolhida, reserve. Bata as claras em ponto de neve, reserve. Em uma tigela bata as gemas, açúcar e manteiga até formar um creminho fofo e claro, acrescente o extrato de baunilha e mexa com um fouet, adicione a farinha de trigo intercalando com a água e por último coloques o fermento químico. Massa homogênea e sem gruminhos adicione as claras em neve e mistures delicadamente trocando o fouet por uma espátula. Despeje a massa na forma e asse à 190 graus em forno pré-aquecido. 


Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno, mas fique atenta para não deixá-lo ressecar, essa massa não é úmida então 20 minutos deve ser tempo suficiente. Retire do forno e passe uma faca de ofício nas laterais do bolo, conte 5 minutos no relógio e desenforme, como disse o bolo era presente pra ser comido quentinho então não tive o menor pudor em desenformá-lo ainda tão quente. 

Basta confiar na cadeia proteica formada pela manteiga e claras e ter untado a forma com perfeição, isso deve ser o suficiente por se tratar de um bolo tão leve e pequeno; massas densas, super fofinhas ou pesadas não devem ser desenformadas enquanto quentes. Cubra o bolo com doce de leite de ótima qualidade polvilhe coco e pronto, agora é só servir.