Nos idos da faculdade costumava atravessar o campus para comprar carolinas na FAV, não eram tão gostosas mas  davam um sabor maravilhoso às minhas manhãs. Gostoso mesmo era andar no campus tranquilo, gente apressada indo e voltando da biblioteca para não perder a primeira aula. Era muito tarde para os pervertidos que andam no escuro à procura de alguém para oprimir e muito cedo para os barulhentos que andavam de galera. 

A experiência universitária é muito preciosa, tomara que não seja totalmente destruída por essa ideologia higienizadora e má que anda em voga, mas enfim, quem votou no satanás espera isso mesmo né? tristeza! Na época me lembro de comer as carolinas e pensar: tá faltando alguma coisa aqui, não sei o quê. Na época eu achava que faltava um tcham, hoje eu tenho certeza que faltava canela. 

O modo de preparo de uma massa choux não é difícil mas exige precisão, balança e um forno que alcance baixas temperaturas; este último me falta mas me viro assim mesmo. Partiu receita de Carolinas da lembrança de alguém que viveu a Universidade Pública antes do seu desmonte por aqueles que nunca conseguiram ser aprovados? O que tem de gente invejosa porque nunca conseguiu entrar numa federal não cabe gibi! Recalque é foda!


Ingredientes:

70g de manteiga;
140ml de água;
1 colher (rasa) de chá de sal;
2 colheres de chá de açúcar;
90g de farinha de trigo;
3 ovos;
1 e 1/2 col. de leite em pó;
Canela à gosto;
Açúcar para polvilhar;


Modo de preparo:

Massa choux é cozida duas vezes: na panela e no forno, como coxinha: na panela e na fritura. Escolha uma panela bem limpa e sem cheiro, separe um fouet e colher de pau, na panela adicione água, manteiga, açúcar e sal, leve ao fogo baixo e mexa até que a manteiga se tenha derretido. Adicione leite em pó, canela e farinha de trigo, mexa com vigor e velocidade. Desligue o fogo e acrescente os ovos, um a um, continue com o fouet e mexa bem para que os ovos não cozinhem. Se tua massa tem gruminhos de farinha é hora de se desfazer deles mexendo bem. Seja ágil, assim você mistura tudo sem que a temperatura da massa caia. 

Retorne a panela para o fogo. Use colher de pau ou espátula, esse cozimento é fundamental; aqui serão retirados a umidade, que atrapalharia a massa a crescer, e o sabor de farinha de trigo. Depois de cozida coloques a massa em saco de confeitar com bico pitanga. Faça as carolinas já em cima de um papel manteiga untado e enfarinhado. Asse em forno pré-aquecido por 25 minutos a 160, mais ou menos. Retire uma carolina do forno e faça o teste: se ela estiver bem durinha, retire do forno, fure a bundinha delas com o bico de confeiteiro e retorne ao forno com o furinho para cima por pelo menos 10 minutos. Caso esteja macia demais deixe assar uns minutinhos para só então fazer o procedimento do furinho.

Se seu forno não alcança os 160 graus você pode deixar uma colher de pau na porta para mantê-lo entreaberto. Todo o cuidado para não se queimar ou queimar alguém, geralmente fornos elétricos não sofrem esse problema, é possível maior regulagem de temperatura. Furar as carolinas não é obrigatório porque não se trata de profiteroles mas deixa a massa mais bonita e crescidinha, caso não queira fazer esta etapa tudo bem, ela murchará um tantinho mas continuará deliciosa. Assim que sair do forno polvilhe açúcar cristal e canela sobre as carolinas e sirva com um chá de capim santo ou camomila.