Em matéria de sobremesa simples me custa a crer que exista alguma melhor do que pudim. Ele é versátil você pode saborizar como preferir e é fácil. Se você não tem nenhuma habilidade culinária tudo bem,  ele ficará bom do mesmo jeito. Está na mesa de todo brasileiro, rico ou não, é de longe uma das sobremesas mais gostosas que temos e presença garantida em todo restaurante.

O ruim do danado é que  ser uma bomba calórica, calorias vazias e sem valor nutricional, o puro carboidrato que vira glicose no nosso corpinho e vai parar em lugares totalmente indesejados! Criei essa versão menos calórica para não ficar privada de pudim. Guardada as devidas proporções ele é um ótimo substituto para o original e te satisfará sem dificuldades. Um bônus importante é que essa receita é econômica, o pudim exigirá menos tempo de forno e caso queiras economizar ainda mais pode fazê-lo na panela de pressão como ensinei aqui: http://www.sorvetedeananas.com.br/2018/12/brigadeirao-na-pressao.html Partiu receita?


Ingredientes:

3 ovos;
9 colheres de sopa de leite em pó;
6 colheres de sopa de açúcar demerara;
Pitada de sal;
1 colher de café de amido de milho;
200 de leite de coco;
6 colheres de açúcar cristal para a calda;
2 colheres de sopa de extrato de baunilha;

Modo de preparo:

Com a ajuda do mixer ou liquidificador bata os ovos, sal, leite em pó, açúcar demerara, amido e leite de coco. Recomendo que uses o leite de coco feito em casa porque não possui conservantes, receita e modo de preparo estão nesse link aqui: http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/10/leite-vegano-ii-coco.html nesse caso depois de coado use a parte mais espessa, depois de uns dez minutos quietinho a parte densa vai subir. Bata bem todos os ingredientes. 

Acrescente duas colheres de sopa de extrato de baunilha e bata por mais dois minutinhos. Para reduzir o valor calórico da receita foi preciso fazer menos calda. Escolha o recipiente adequado para o pudim e coloque 6 colheres de sopa de açúcar cristal, com a ajuda de uma pano ou luva de proteção térmica leve a forma diretamente à chama do fogão, vá passando a forma pela fogo e girando constantemente, o açúcar encontra seu ponto de caramelização por volta de 160 graus.

Obviamente você não precisa queimar seus dedinhos, quando o açúcar começar a atingir a cor de caramelo comece a espalhar a calda pela superfície da forma, vá rodando levemente e deixando o camelo grudar no fundo e nas paredes do recipiente. Desligue o fogo e pronto. O caramelo deve ficar no fundo da forma para que seja feito aquele anel quando o pudim for desenformado. Se a calda não for suficiente para as paredes da forma tudo bem. Lembre-se que é uma receita menos calórica, ou seja, se prepare emocionalmente porque não vai escorrer aquela quantidade de calda ao desenformar!!!

Asse em banho-maria por 30 a 40 minutos, mais ou menos e coberto com papel laminado. O palito deve sair úmido e quase limpo. Se optar pela técnica do brigadeirão siga a receita exatamente, inclusive o tempo de cozimento. Deixe esfriar em temperatura ambiente e refrigere por 5 horas antes de desenformar.  Cubra com coco ralado se quiser e é só servir, será uma sobremesa deliciosa digna de uma refeição balanceada com uma saladona. Como percebeste é uma receita pequena para recipiente menor do que o tradicional, não adiantaria cortar as calorias de uma sobremesa para comer o dobro né? aí é trocar seis por meia dúzia.Comente aqui embaixo, visite outras receitas e cole com a gente! Abraços!