Clássico absoluto da confeitaria brasileira a torta de limão é um trem que não dá pra resistir, não conheço um ser humano que não goste e se existe por favor não se manifeste, permaneça escondido em seu reduto de esquisitice. Tenho uma tia que usava muito essa palavra, esquisitice, me lembro dela falando, sempre achei engraçado. Salva aí essa delícia e faça na próxima data especial, partiu receita?

Ingredientes massa:
250g de farinha de trigo;
150g de manteiga;
100g de açúcar de confeiteiro;
100g de farinha de amêndoas;
Água gelada;

Ingredientes recheio:
Suco de 2 limões taiti;
3 ovos;
150g de açúcar cristal;
125g de manteiga;

Ingredientes merengue:
50g de claras;
40ml de água;
120g de açúcar cristal;
Raspas de limão;

Modo de preparo:

Em uma tigela coloques as farinhas e açúcar de confeiteiro, caso não tenhas farinha de amêndoas você pode processar um punhado até dar a gramagem ou mesmo usar somente farinha de trigo. Misture os ingredientes e adicione a manteiga gelada, aperte a massa com os dedos desfazendo os pedaços de manteiga, acrescente um ovo e continue amassando, quando a massa estiver homogênea cubra com um pano e deixe descansar em geladeira por 20 minutos. 

Com um rolo abra a massa em superfície enfarinhada e a acomode na forma crespa, corte as sobras; aproveite a massa e cubra eventuais buraquinhos. Com o auxílio de um garfo faça furinhos delicados no fundo da torta, isso impede que a torta infle debaixo do papel. Cubra a massa com um papel manteiga e coloques os feijões sobre o papel, pode ser grãos de soja também, recomendo que você guarde esses grãos, depois de frios, em um potinho e use sempre que for assar massa sablée ou brisee. 

Asse em forno pré-aquecido por 18 minutos ou até perceber a bordinha dourada. Para o recheio misture os ovos com o açúcar em uma tigelinha e bata até obter uma espuma, reserve. Leve ao fogo o suco de limão e a manteiga, quando esta última estiver derretida faça a temperagem dos ovos usando duas conchas da mistura quente, mexa bem e retorne tudo ao fogo mexendo constantemente. 


Gemas são espessantes naturais, logo perceberás que a mistura estará semelhante a um lemon curd, quando levantares a colher e mistura cair em fita, ou seja, for um mingau espesso, retire do fogo. Recheie a massa quando ambas estiverem em temperatura ambiente. O merengue italiano é só mesmo pra decoração porque essa torta já é muito calórica, você pode optar por não fazer, não haverá prejuízo.

Leve ao fogo água e açúcar até que uma calda em ponto de fio fino se forme, desligue o fogo. Bata as claras em velocidade média, assim que as claras  montarem coloques a calda em fio, fio mesmo people, bem devagar para que não desmonte ou coagule as claras e elas deixem de inflar. Bata até sentir que a tigela da batedeira não está mais quente. Nunca coloques um merengue quente sobre torta gelada, espere que ele esfrie em temperatura ambiente. Nunca coloques um merengue sobre sobre torta ou recheio ainda quentes. Merengue é menos doce, ou seja, sintam-se à vontade par usar a receita francesa original. Refrigere a torta por uma hora e sirva com raspinhas de limão.