Parem as máquinas! Na área o melhor brownie que já foi feito na história da humanidade. Úmido, macio, entre o cake e o fudge e com muito, muito sabor de manteiga! Eu tenho um verdadeiro caso de amor por manteiga; quando me deu a vontade doida de fazer esse brownie, por coincidência eu tinha na geladeira uma manteiga deliciosa e extra salgada, a itacolumy, o sabor do leite nessa manteiga é tão pronunciado que lembra aquelas manteigas de leite do interior de Goiás, boa mesmo, repito, porreta.



O sabor forte do chocolate e o salgadinho dessa manteiga ficam fenomenais, mas eu ainda coloquei duas pitadas generosas de flor de sal, aprende aí: receitas com cacau precisam de sal. Adoro fazer brownie, prefiro esse bolinho dos céus a qualquer caixa de chocolates; fazer brownie não requer qualquer habilidade, afinal é um bolo propositalmente embatumado né? Vou torcer para você que me lê, em qualquer momento do futuro, faça essa maravilha. 

Se sua casa estiver cercada de zumbis, se os birulilos tiverem destruído o Brasil, se uma doença maluca tiver dominado a terra ou se uma força estranha apareceu pela terra obrigando todo mundo a vendar os olhos para não se matar, seja lá como for, o fim ou o início, FAÇA ESTE BROWNIE! A receita é do blog cupcakeando (adaptada), se não conheces esse blog shame on you, o modo de preparo é meu mesmo!!! Partiu receita?

Ingredientes:

195g de açúcar mascavo;
2 ovos gelados;
70g de chocolate 50% ou cacau em pó;
140g de manteiga extra salgada;
100g de farinha de trigo;
100g de chocolate ao leite picado;
2 col. de sopa de extrato de baunilha;
2 pitadas generosas de flor de sal;
120g de chocolate em barra picado ; 

Modo de preparo:

Prepare um banho maria e se lembre que a tigela nunca deve encostar na água quente. Enquanto a água esquenta unte e passe chocolate em pó na forma escolhida, ela deve ser de 17cm para um brownie mais altinho, fiz na minha forma xodó, uma redonda de 21 cm, o que resultará em um brownie mais chato. Com a água quentinha coloque uma tigela sobre a panela e acrescente os ingredientes: manteiga, chocolate em pó e açúcar mascavo, deixe que a manteiga derreta e vá mexendo para que os ingredientes se encorporem, quando a manteiga estiver derretida retire a tigela do fogo. 

Em uma tigelinha a parte bata os dois ovos um pouquinho, acrescente à massa morna o extrato de baunilha, flor de sal e os ovos, coloque os últimos em duas vezes em duas vezes e bata como se não houvesse amanhã, não deixe que a massa morna cozinhe seus ovos. Você perceberá a imediata queda da temperatura (em função dos ovos gelados) e que a massa ficará mais espessa e pesada, acrescente a farinha de trigo e mexa bem. 

Certifique-se de que não existem gruminhos de farinha e que tudo esteja homogêneo, transfira o conteúdo para a forma e jogue por cima o chocolate picado de sua preferência, asse em forno pré-aquecido por uns 18 a 24 minutos a 190 graus. Esse é um brownie fudge, já falei sobre o assunto em alguma postagem (esqueci em qual), para isso é preciso pouco tempo de forno, assim mantêm-se a umidade da massa. 

O teste do palito deve indicar uma massa meio cozida, o palito deve sair meio sujo com pedacinhos de massa, nada líquido. Se você não tem o hábito de fazer brownies ou ainda não se entendeu com seu forno eu recomendo o relógio. Forno aquecido a 190 graus, colocou a forma conte 24 minutos e retire. Quando estiver frio coloque na geladeira por uns 40 minutos antes de desenformar e servir. Fica absolutamente perfeito servido com um copo de leite gelado. 

Essa é uma ótima receita para piqueniques, ao invés de fatias você pode cortar todo ele em cubinhos generosos. Esse brownie é a pura manteiga portanto é importante protegê-lo do calor, em dias frios não precisa, mas neste calor esquizofrênico mantenha-o em geladeira e para o passeio use recipiente térmico. Abraços amanteigados e fui!