Já viu coisinha mais bonita do que uma maionese ou molho bearnaise acontecer? se não viu eu te explico, é um flert entre química e energia mecânica. A maionese é uma mistura untuosa de dois inimigos mortais, água e óleo, isso porque as duas moléculas são incompatíveis, mesmo que as separemos elas tornam a se juntar. As gemas são o emulsificante cujas as moléculas conseguem penetrar tanto as de óleo quanto as de água. 

Por água leia-se vinagre ou limão, ambos líquidos. Ao bater as gemas elas encorporam ar (ganham volume) e mudam de cor, desse modo você as prepara para abraçar as moléculas de óleo e água que continuarão isoladas, mas juntas no mesmo emulsionante. O sal é super importante e deve ser adicionado antes dos demais ingredientes, pois ajudará a estabilizar os ingredientes que o seguirão.


A maionese mais popular é feita somente com gemas mas você pode usar o ovo inteiro, a única diferença é que no resultado final ela não estará tão amarelinha e se parecerá muito mais com aquela que encontramos nas gôndolas do mercado. Partiu receita?

Ingredientes:
3 ovos caipira;
100ml de óleo;
Flor de sal;
Vinagre;
Limão;
Fouet ou batedeira de mão;


Modo de preparo:

Coloques as três gemas, ou ovos inteiros se preferir, em tigela limpa, apoiada sob um pano de prato, assim a tigela não ficará dançando no balcão. Com ajuda de um fouet ou batedeira de mão bata as gemas. Bata aerando, de cima para baixo em movimentos circulares, bata, bata, bata até... A intenção é obter uma mistura clara e que não seja líquida mas firme, já expliquei aqui no site que gemas são espessantes naturais, pois é, vai batendo. 

Quando sentir que seu braço vai cair é hora de entrar o sal e depois o óleo. Coloques gotinhas em gotinhas, quando estiver homogêneo comece a colocar o óleo em fio, sempre batendo, jogue um pouquinho de vinagre e continue batendo, acrescente uma colher de sopa do suco de limão e vá batendo. Quando a maionese adquirir a consistência conhecida acrescente mais sal, se necessário, e lemon peper, esse último dá à receita um sabor super refrescante, faz toda a diferença. 


Prove, acerte o tempero e é só servir. A receita não dura muito, sugiro que seja feita para consumo imediato, faça pouquinho. Não posso dizer com exatidão a quantidade de óleo e vinagre que você usará, acho que dependerá do tamanho das gemas e de como você gosta da maionese. Aqui eu usei 80mls de óleo, umas 5 colheradas de vinagre e meio limão. Faça essa receita em casa e se surpreenda com a simplicidade e o sabor que essa misturinha mágica tem. Abraços emulsionados e fui!