Esse foi meu bolo de niver deste ano, oh my good God! Muito bom, fenomenal, melhor bolo de chocolate da história dos bolos de chocolates da galáxia! A receita é da Nigella Lawson, gente tem coisa mais chique do que aquele sotaque britânico? Sua elegância na cozinha é admirável, eu sei que é tv e tudo é editado mas mesmo assim, a pessoa faz um devils food sem se sujar e eu pra fazer uma trufa sujo até os cabelos de chocolate. Enfim, Nigela é modelo a ser seguido. 

Sobre o bolo, como iria rechear preferi usar duas formas para assar, mas podes usar uma só e depois cortar o bolo ao meio. A receita da ganache seguirá em outra postagem. Esse bolo é bem fácil de ser feito mas é preciso manter esse modo de preparo, fiz essa mesma receita de diferentes modos e não fica igual, é o modo de preparo da Nigela que torna o bolo tão especial. Minha receita favorita de devils food, já fiz o da Martha Stewart, Nestlé e Live for cake, nada é tão bom quanto este. Recomendo um google para a receita original pois fiz alterações nas quantidades originais, não no método, só nas quantidades. Esse bolo é para quem gosta de chocolate, o sabor é forte, intenso e delirante. Se tua praia é açúcar pintado de marrom ou bolo doce essa receita não é pra você.


Ingredientes:

1/2 xícara de chocolate em pó 50%;
100g açúcar mascavo;
1 1/2 xícara de farinha de trigo;
150g açúcar demerara;
1/2 col. de sopa de bicarbonato em pó;
1/2 col. de sopa de fermento em pó;
100ml água fervente;
3 ovos;
1 col. de sopa de extrato de baunilha;
1/2 xícara óleo de girassol ou 125g de manteiga;

Modo de preparo:

Unte e cubra com chocolate em pó as formas escolhidas, reserve. Em uma tigela misture farinha de trigo, fermento, bicarbonato e reserve. Em outra tigela misture o chocolate em pó, açúcar mascavo e cubra com a água fervente, mexa bem e reserve, essa mistura deve estar morna quando acrescentada aos demais ingredientes, se estiver muito quente ela pode solar o bolo. Em uma terceira tigela bata os ovos, extrato de baunilha, óleo e açúcar demerara, ao creme que se formar intercale as misturas reservadas. 

A massa deve ficar sem grumos de farinha e mais líquida do que um bolo comum, é assim mesmo, confie na Nigela que a dama sabe do que está falando. Divida a massa em duas formas e asse à 180 graus em forno pré-aquecido por aproximadamente 35 a 40 minutos, depois de 30 min de forno faça o teste do palito, embora o bolo seja úmido o palitinho deve sair limpo. Deixe esfriar completamente antes de desenformar. 

Aqui vão algumas dicas para facilitar sua vida:
Não espere o bolo inflar para testar com o palito, essa massa não cresce;
Se você não consegue desenformar um bolo sem quebrar use papel manteiga no fundo, unte e passe cacau do mesmo modo;
Quando o bolo amornar desenforme e deixe descansar em uma grade, se não tens essa habilidade deixe esfriar na forma mesmo; 

O líquido está morno quando é possível colocar nele o dedo e contar até 30 sem queimar, se a temperatura estiver insuportável deixe resfriar por mais tempo; 

Dê preferência para o Dois Frades ou ao cacau dutch;
Não umedeça essa massa com líquido nenhum; sério, seria de um amadorismo sem par. Máxima pra vida: boa química substitui calda! Até a ganache, fui!