Tava com vontade de comer churros há um tempão, sério mesmo, andava farejando churros pela cidade, o que na verdade se tornou uma tarefa um pouco frustrante uma vez que não é todo dia que se encontra semelhante iguaria por aí. Frituras não são saudáveis e por isso é bom pegar leve, então é vez por outra; para alegrar minha formiga interior decidi fazer essa receita esplêndida da confeiteira Dani Noce. Partiu receita?


Ingredientes:

200g de farinha de trigo branca;
1 col. de chá de fermento em pó;
200ml de água;
2 col. de sopa de manteiga;
2 col. de sopa de açúcar cristal;
1 col. de chá de sal;
2 col. de sopa de cacau em pó;
1 ovo;
Um punhado de açúcar e canela para enrolar;
Óleo para fritar;
Doce de leite (essa receita é baratinha então se dê ao luxo de escolher um doce de leite de qualidade.)

Modo de preparo:

Misture canela e açúcar em um prato fundo e reserve, prepare um prato raso com papel absorvente para receber os churros. Em uma tigela peneire a farinha, cacau em pó, fermento e reserve. Leve ao fogo médio uma panela, antiaderente se possível, com manteiga, açúcar, sal e água, com os ingredientes já derretidos acrescente os secos peneirados e misture muito bem com a espátula até que a massa esteja homogênea e lisa, vá mexendo para que a massa cozinhe e não fique com gosto de farinha mas se começar a grudar no fundo da panela desligue o fogo imediatamente. 

Leve a massa para uma tigela e acrescente o ovo, mexa avidamente com a ajuda do fouet até que a massa se torne mais líquida, lembre-se de mexer vigorosamente para que o calor da massa não cozinhe o ovo. Aqueça um tantão de óleo a 190 graus. Coloques a massa de churros em um saco de confeitar com bico pitanga, usei o da Wilton.


Enrole a parte vazia do saco e faça pressão para que o ar saia e a massa escorra sem bolhas, use uma tesoura para cortar os churros, mergulhe as pontas da tesoura no óleo quente para facilitar o corte e não marcar a massa. Mantenha a massa no saco, assim que retirar uma leva de churros, faça os demais sempre apertando o saco e cortando a massa diretamente sobre a panela.


Para um churro bem sequinho é importante manter a temperatura do óleo, não frite mais do que quatro churros ao mesmo tempo. Faça todo o processo com redobrada atenção, é tudo muito simples mas é preciso cuidado para trabalhar com fritura! Como o bico de confeiteiro fará um churro fininho ele estará frito bem rapidinho, recomendo que faças um teste antes de colocar vários. 


Recolha os churros com a escumadeira, coloque sobre o papel toalha rapidamente e leve-os para a mistura de açúcar e canela previamente reservada. Sirva com um punhadão de doce de leite de ótima qualidade e pronto, é só comer, refazer, comer atéeee... e depois fazer esteira, claro! Essa receita vale cada caloria, não dá nem pra pensar nisso. Se quiser fazer um churro comum é só retirar o cacau em pó da receita. Partiu churros de chocolate?