Nem sei bem o que dizer dessa receita, tradição na mesa do brasileiro esse é daqueles pratos matadores que me fazia querer chegar mais cedo em casa. Sentir o cheiro da carne de panela toda trabalhada no alho, cebolinha e uns legumes bem cozidos, era o paraíso. Eu até pulava a parte do banho e ia direto almoçar. 

Mentira, nunca tive permissão pra isso, "primeiro um banho, depois vem pra mesa", manda quem pode, obedece quem tem juízo né? caracas como eu comia, carne cozidinha, arroz branquinho e macio, feijão trepa pau (vulgo feijão de corda)... eu comia como um gato gordo e feliz! A lembrança é deliciosa e traz calor ao meu coração, comi bem demais na infância, não sei como não fiquei roliça! Não me é possível reproduzir o sabor da infância porque qualquer tentativa, não importa o capricho, será sempre inferior àquela de minha anamnese. Vou postando a receita porque é obrigatória; fácil, barata e boa demais da conta!! Partiu receita?


Ingredientes:

1 kg de fraldinha;
1 tomate maduro;
2 cenouras médias;
2 batatas inglesas;
Sal;
2 dentes de alho;
Um punhado de cebolinha verde;
Salsinha fresca; 
Azeite;


Modo de preparo:

Descasque e pique os legumes, reserve. Escolhi fraldinha pelo bom preço no dia, mas podes escolher outras peças desde que sejam mais fibrosas e com gordura (não muita). Sugiro acém, músculo ou paleta. Compre a peça, limpe e corte nos tamanhos que quiser, mas lembre-se de que a carne encolhe quando cozida então deixe aí uma margem. Pique os dentes de alho retirando o miolo, salsa, cebolinha e refogue no azeite com sal para só então colocar a carne. 

Recomendo uma colher de chá de sal. Não estranhe a ausência da cebola de cabeça, eu odeio a bichinha desde nascimento (o meu, não o dela! hehehe). A carne de panela da minha memória não tinha, mas se você é fã e não cozinha sem; cebola pra que te quero e manda ver! Refogue bem a carne nos temperos, coloque os vegetais picados em pedaços grandes e adicione 600mls de água morna. 600mls de água deve bastar; esse não é um prato de caldo então ajuste a quantidade de água para o tipo da carne e a quantidade que deseja fazer.

Deixe cozinhar por 35 minutos, quando a pressão sair é provável que ainda haja um caldinho, deixe reduzir com a panela aberta e pronto. Se a carne não estiver no ponto deixe cozinhar (na pressão) por mais uns 10 a 15 minutos. Recomendo servir com arroz branco de usina (aquele sem tratamento e ainda com cheiro de terra), feijão e farinha branca. Essa receita é bem simples então não deixe de fazer, você pode ir aperfeiçoando-a até que esteja do seu agrado, apimentada, carne desfiando, suculenta... Enfim, você é quem manda. Desejo muita comida boa por aí. Fui!