Opa que tinha promoção de feijão preto no supermercado, peguei logo meu pacotinho e corri para o caixa. Essa receita é bem menos calórica uma vez que não possui aquele punhado de gordura da carne de porco, não deixa a desagradável sensação de estômago cheio e é rápida, vantagem para aquele domingo preguiçoso. Sem mais delongas; partiu receita?

Ingredientes:

300g de feijão preto;
200g de carne de soja desidratada;
1 abobrinha verde;
1 berinjela pequena;
1 cebola de cabeça;
5 dentes de alho (grandinhos);
2 batatas inglesas;
Folhas de Louro;
Sal branco;


Modo de preparo:

deixe cozinhar até ficar espessa
Hidrate a carne de soja por no mínimo 1 hora, ela deve ficar macia o suficiente para que você possa cortá-la ao meio, caso contrário não pega tempero e fica com aquele gosto horroroso e característico. Cozinhe o feijão preto com 4 folhas de louro por uns 30 minutos. O caldo deve ter um pouco de consistência e o grão quase macio, eu diria que deve passar um pouco do ponto ao dente. 


Corte os legumes em pedaços médios, não é picadinho!! Se sua batata inglesa for muito grande duas não serão necessárias.
A berinjela depois de cortada deve ir ao fogo com 200 ml de água, deixe ferver bem, assim ela soltará todo o amargor na água. Despreze a água escura, escorra a berinjela e reserve com demais legumes. Se nunca preparaste carne de soja eu explico; quando hidratada ela parece uma esponjinha e pega o tempero que vc quiser, mas é preciso cortá-la ao meio senão nada feito, ou seja, absorveu água, espojou, cortou ao meio. Leve a cebola e o alho (sem o miolo) ao processador e faça uma pastinha, se optar pela faca certifique-se de que estejam bem pequeninos.


Transfira o feijão cozido, com caldo e tudo, para uma outra panela e use a panela de pressão para refogar os vegetais (suja menos vasilha né?) Coloques quatro colheres de sopa de óleo vegetal na panela, não use azeite porque este possui um sabor bem característico e vai destoar da receita.
Refogue cebola e alho no óleo, quando digo refogar é deixar dourado, quase queimar, queremos todo seu sabor e aroma. Fique mexendo para não queimar ou grudar, acrescente uma colher de sopa rasa de sal, quando alho e cebola estiverem devidamente dourados e maravilhosos (emoji de amor!) acrescente os legumes e a carne de soja (sequinhos, nada de água nessa parte) e deixe que os legumes refoguem, se começar a grudar fique mexendo, não acrescente água porque eles já irão soltar bastante líquido.


Deixe os legumes e soja fritarem bastante na misturinha de alho, cebola e sal, é isso que dará sabor à feijoada. Quando os legumes estiverem murchando e ganhando uma corzinha é hora de entrar com o feijão. Despeje a quantidade desejada de feijão na panela dos legumes (digo porque  o peso dobra depois de cozido) o caldo de feijão é super importante, nada de descartá-lo e acrescentar água limpa, só faça isso se teu feijão tiver chegado ao ponto de cozimento mas estiver sem caldo. Se acontecer coloque um tanto de água e deixe cozinhar até que o caldo encorpe.


Deixe que a feijoada cozinhe sem tampa, vá mexendo quando em quando para que os sabores se misturem. Depois de uns 5 minutos prove o caldo, se preciso acrescente um pouco de sal, mas vá devagar porque aquele processo que disse ser importante deixou os legumes bem cheios de sabor. Depois de uns 10 a 12 minutos a feijoada estará encorpada e os legumes com a cor do feijão. Dai é só servir. 

Só pra constar não sugeri carne vegetariana pronta porque elas possuem um sabor super ruim q me dá arrepios, nada faz aquelas coisas pegarem tempero, credo! A quantidade de feijão deve ser sempre superior a de legumes por isto sugeri que adequasse a quantidade que voltaria ao cozimento com os legumes. Essa receita é maravilhosa e um sucesso só. Fui!