Dia de comemoração tem que rolar guloseima porque nem só de albumina vive uma marombeira (aiai, quem lê até pensa!). Essa torta de limão foge um pouco da receita popular, essa veio de um livro de receitas italianas da Folha que eu simplesmente amei, adivinha por que motivo?  yep, tem ricota. Oh, queijinho porreta! Fonte de proteínas, barato, casa com tudo e não falta na minha quebrada! Partiu receita?


Ingredientes:

200g de farinha;
60g de açúcar de confeiteiro;
1 pitada de sal;
125g de manteiga gelada;
2 gemas grandes;
Água gelada o quanto baste;
300g de ricota;
395g de leite condensado;
Sumo e raspas de 5 limões taiti;
180g de creme de leite; 
Frutas pra decorar;



Modo de preparo:

Em uma tigela grande misture os ingredientes secos, acrescente as gemas e a manteiga e vá apertando e umedecendo a massa, se a esta estiver seca acrescente colheradas de água bem gelada e continue amassando. A massa deve apresentar textura úmida; pressione um punhado nas mãos, se um montinho se formar está correto. Embale a massa em saco plástico e leve para a geladeira por 1 hora para o glúten descansar e a manteiga endurecer.

Enquanto a massa descansa prepare o recheio. Em processador ou liquidificador bata o sumo dos limões, as raspas (certifique-se de não raspar a parte branca), creme de leite, leite condensado e a ricota esfarelada. Se julgar necessário acerte o doce com algumas colheradas de açúcar, certifique de que o creme está liso e reserve. 

De volta à massa: com a ajuda de um rolo abra a massa descansada de maneira uniforme, coloque sobre a forma, ajeite, corte as sobras e faça furinhos com um garfo. Sugiro o uso  de papel manteiga para abrir a massa, acho que assim a umidade não se perde, prefiro. Cubra a massa com papel manteiga e coloque um montão de grãos de feijão por cima para evitar que a massa infle. Asse a 180 graus por 10 minutos.

Retire do forno, recolha papel manteiga e feijões, adicione o recheio e retorne a torta ao forno. Ela deve assar por uns 35 minutos à 190 graus. Minha dica é que você dê uma sacudidela na torta, se ela estiver muito mole reduza a temperatura e deixe assar um pouco mais, no entanto se somente o centro estiver meio mole desligue o forno e retire a torta. Deixe que esfrie naturalmente e só então leve à geladeira. Depois de gelada é só decorar e servir. Boa torta pra vocês e fui!