O marido veio com um papo de que só faço coisa fit, falo em trem açucarado mas fazer que é bom nada! Ok, Ok, ouvi o apelo por açúcar e decidi fazer uma dessas delícias que, realmente, nunca faço. A receita é cheia de etapas mas a vale a pena, partiu receita?



Ingredientes da massa doce:

100g de farinha de trigo;
100g de farinha de aveia;
100g de açúcar de confeiteiro;
100g de manteiga gelada;
3 gemas;
1 col. de sopa de extrato de baunilha;
Água gelada;




Ingredientes crème pâtissière:

250ml de leite;
Raspas de 3 limões;
Suco de 2 limões (siciliano e taiti) espremidos;
2 gemas;
60g de açúcar;
30g de amido de milho;



Modo de preparo:

Você pode fazer esta receita com 100% de farinha de trigo, aqui é porque não tinha mais farinha branca. Misture os secos em uma tigela e adicione toda a manteiga,  amasse os ingredientes para que se tornem uma areia, acrescente as gemas e vá juntando a massa. Para mais umidade, aos poucos, coloques colheradas de água gelada na mistura. Disponha a massa sob uma bancada e amasse um pouco mais. Não é necessário sova, desenvolver glúten vai atrapalhar na textura desejada. 


Em função da farinha de aveia, que faz liga em contato prolongado com o calor das mãos, assim que a bola de massa estava firme coloquei porções nas forminhas de fundo removível. Moldei com os dedos acertando com colher e faca. Se toda sua farinha for de trigo abra a massa entre duas folhas de papel manteiga para não adicionar mais farinha. Em ambos os casos certifique-se de deixar uma camada espessa de massa, se for fina há de quebrar quando desenformares. Cubra cada massa com papel manteiga e coloque grãos para que a massa não inche enquanto assa. Asse em forno pré aquecido até que a massa doure nas bordinhas, 23 minutos por aqui mas fique de olho, cada forno possui um temperamento! Espere esfriar para desenformar e o faça com auxílio de uma uma faca de ofício, ponta sem serra, (ou aquelas mini espátulas fofíssimas! hehehe). 


O creme de confeiteiro. Ferva o leite com uma colher do açúcar e as raspas de limão, desligue assim que ferver. Em uma tigela bata as gemas com o restante do açúcar até que a mistura mude de cor. Acrescente o amido e bata, adicione uma concha do leite aromatizado e bata vigorozamente para temperar as gemas, acrescente o suco de limão, repita o processo com mais um pouco do leite quente. 



Devolva o creme de gemas e leite para a panela com leite e cozinhe mexendo sempre para não empelotar, a mistura deve engrossar e perder o sabor do amido, recomendo que todo esse processo seja feito com um fouet. Depois de pronto coloques o creme em prato fundo e passe um punhadinho de manteiga gelada por cima. Cubra com plástico filme em contato e leve para geladeira até esfriar por completo. 

Leve o creme de confeiteiro (já gelado) para uma tigela funda, ele estará como cural, é normal, depois de batido (batedeira em velocidade média) ele voltará a ser o queridinho da confeitaria francesa. Escolha seu bico de confeiteiro (usei o estrela da Wilton), coloques o creme no saco e agora é só brincar. Decore como preferir e sirva. Ela também fica maravilhosa bem gelada.


Como mencionei essa receita foi um pedido por açúcar por isso fiz também brigadeiro de baunilha. Basta fazer o brigadeiro e depois de cozido acrescente duas colheres de creme de leite e extrato de baunilha, mexa bem e deixe esfriar em temperatura ambiente mesmo. Essas tortitas são deliciosas e super bonitas para uma mesa de chá. Não posso dizer quantas tortinhas a massa rendeu porque costumo comê-las assim que saem do forno, comi várias enquanto fazia o crème pâtissière (sorry!) mas faça por ai e me conte por aqui.