Ando na maior bad por causa de chocolate. Infelizmente essa guloseima de Deus tem cutucado minha boa e velha enxaqueca, as doses de chocolate têm diminuído e dado lugar às frutas, compotas e o que mais minha formiga interior pedir. Mesmo comendo pouco ainda faço um bolinho, aqui vai uma receita que provavelmente alegrará tua tarde como fez com a minha. Esse bolo é meio que minha versão saudável do nega maluca. 

Costumo fazer meus bolos com uma mistura de farinha integral, branca e amido de milho, acho que já mencionei mas aqui no Brasil não temos farinhas específicas para bolo, por isso faço a minha e aproveito para enriquecê-la com farinha de trigo integral, razão pela qual quem entende de confeitaria pode estranhar um pouco as medidas. É possível fazer este bolo com outros tipos de farinha, no entanto, recomendo que uses farinhas diferentes. Ou seja, se usares 200g de farinha de arroz, 150g devem ser de farinha de aveia. Em algum momento farei um especial de farinhas pra quem está se aventurando na confeitaria saudável e quer entender melhor a estrutura do bolo. 

Não consigo falar a palavra estrutura sem me lembrar de A estrutura da bolha de sabão, conto da linda, amada e premiada Lygia Fagundes Telles. Se ainda não leste faça esse favor, leia o conto dessa senhora brilhante, delicada e surpreendente. (Nota mental: fazer uma postagem falando de Lygia e outra sobre farinhas). Agora sigamos com a receita porque claramente hoje estou pra prosa. Partiu?

Ingredientes:

4 ovos;
100g de açúcar cristal;
120g de mascavo;
350g de farinha de trigo;
180ml de óleo de girassol;
200ml de água;
100g de cacau em pó 100%;
1 col. de sopa de fermento em pó;
200g de chocolate meio amargo;
3 col. de sopa de mel;
4 col. de sopa de azeite extra virgem;

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno. Ferva a água e acrescente o cacau em pó, mexa bem para que dissolva, deixe amornar. Em uma tigela bata ovos, açúcar e óleo até a mistura espumar, acrescente o chocolate morno. Em outra tigela faça a mistura das farinhas escolhidas peneirando-as junto com o fermento em pó. 

Misture a farinha aos poucos no creme de ovos e chocolate, mexa somente até incorporar para que o bolo não fique pesado. Certifique-se de que não há nenhum gruminho de farinha e leve para fôrma untada e coberta com chocolate em pó. 

Asse por 35 minutos a 200 graus ou até que o palito saia limpo do centro do bolo, espere esfriar para desenformar. Para a cobertura derreta o chocolate em banho-maria acompanhado de mel e azeite, misture bem e é só cobrir o bolo. Esse bolo é saboroso, saudável e lindo, peninha que não posso tudo! Desejo muito chocolate pra acompanhar essas chuvas, Deus amado como chuva é bom!!!