O blog Sorvete de Ananás se despede de 2017 em grande estilo e claro, com canela! Finalmente comi as famigeradas rabanadas. Resisti bravamente durante novembro e dezembro mas agora pude aproveitar, dessa delícia natalina eu não abro mão. A receita não poderia ser mais simples e rápida, de quebra é assada, porque se é possível diminuir as colorias desnecessárias a gente aproveita né? Partiu receita porque ainda dá tempo de fazer essa maravilha para a ceia de fim de ano.

Ingredientes:

Pão Brioche;
Pão de rabanada;
Pão francês;
300g leite condensado;
5 col. de açúcar cristal;
Canela em pó;
3 ovos;
200ml de leite;
1 col. de sopa de extrato de baunilha.


Modo de preparo:

Sugeri acima três diferentes tipos de pães para que você pudesse escolher, os três ficam ótimos embora ofereçam diferentes resultados. Vou explicar um pouquinho. O pão brioche deve ser o de tamanho grande tipo fôrma e não aqueles individuais e pequeninos, é possível encontrá-lo em padarias francesas especializadas. Esse pão é super amanteigado e esse sabor não é perdido no creme, ou seja, rabanada maravilhosa!

O pão de rabanada tem sabor idêntico ao francês mas sofre um processo de sova mais longo para desenvolver mais elasticidade e não encharcar com a calda da rabanada, aqui na minha quebrada só consigo encontrá-lo em grandes supermercados e somente em dezembro. O pão francês por sua vez é mais barato e fácil de ser encontrado, ele encharca rápido e sua rabanada assada perde muito para a frita. Lembrando que o pão deve ser amanhecido, o ideal é três dias, quando já estiver duro e seco. Compre e reserve dentro do pacote e longe da umidade, ou seja, nada de geladeira. Selecione seu pão e simbora. Pré-aqueça o forno a 180 graus. 

Corte os pães em rodelas grossas e reserve. Em uma tigela misture bem: leite condensado, extrato de baunilha, duas pitadas de canela e o leite, reserve. Em um prato bata os ovos até espumarem um pouquinho, reserve. Em uma tigelinha misture as colheradas de açúcar com canela em pó, a quantidade é escolha tua (como amo coloquei um punhadão!). Use a assadeira de sua preferência mas as de vidro parecem ressecar menos o pão. Agora é só montar. 

Com a mão mergulhe uma fatia do pão na calda, molhe de um lado e do outro, sacuda um pouquinho para retirar o excesso e passe os dois lados do pão nos ovos batidos. Retire o excesso com uma sacudela e ajeite na fôrma. Repita o processo até acabarem os pães. Polvilhe generosamente a mistura de açúcar e canela sobre as rabanadas e leve para assar por 30 minutos a 190 graus. Nos últimos 5 minutos aumente a temperatura do forno para que o açúcar caramelize. Depois de pronto sirva imediatamente. Uma fornada quentinha de rebanadas na ceia certamente é boa pedida para receber o ano seguinte. Desejo um ano feliz, cheio da graça e da misericórdia de Deus com muita comida boa, saúde e amor ao próximo.