Ah o pão de queijo! Vou desabafar e contar meu eterno drama de goiana. Brasília é o caos pra pão de queijo, aqui é pão de polvilho, um saco. Vou chegando aos sete anos de brasiliense e só comi dois pães de queijo 100% do meu agrado: o primeiro é o meu e o segundo é o da padaria La boulangerie. Antes de continuar me deixe de te explicar, muitas pessoas comem o tradicional pãozinho e adoram aquela liga, então, na verdade o que deixa o pão de queijo daquele jeito é o polvilho. Quanto mais liguento, abrindo daquele jeito derretido que as pessoas adoram menos queijo e mais polvilho ele tem. 

A lógica é simples: queijo é proteína, queijos com alta porcentagem de proteína não derretem como muçarela (que é quase 80% gordura), por isso usamos queijo curado e parmesão quando queremos gratinar alguma receita. Uma receita de pão de queijo com queijo tem outra textura o que por incrível que pareça somente uma padaria francesa conseguiu me oferecer aqui em Brasília. Aliás palmas pra boulangerie, embora o pão de queijo tivesse um aroma bem poderoso de parmesão eu não tenho certeza do queijo usado por eles mas vale cada centavo! 

A receita que vou postando por aqui não é de um pra um porque pensei em fazer uma coisa mais perto do que gosto mas que também agrade vocês por ai, mas se decidir provar o que te falei basta fazer 1/1 de queijo e polvilho. Ah, se você não gosta de polvilho azedo no seu pãozinho procure outra receita habita em mim alguém absolutamente apaixonado pela culinária do norte e esse sabor azedinho da mandioca é agradabilíssimo ao meu paladar! Partiu receita?

Ingredientes:

240g de polvilho doce;
100g de polvilho azedo;
1/4 de água morna;
1/4 leite integral morno;
1/2 de óleo;
200g de queijo curado ralado fino;
3 pitadas de sal;
3 ovos caipiras;


Modo de preparo:

Aqui não tem mistério basta se lembrar de que para escaldar o polvilho os líquidos devem estar somente morninhos, se colocou o dedo e não suportou muito tempo espere esfriar um pouco. Em uma tigela grande e funda misture os polvilhos e o sal. Morne separadamente os ingredientes. Acrescente o óleo morno e misture bem com as mãos para que todo o polvilho escalde, acrescente a água e continue mexendo bem, acrescente o leite (é o leite que proporciona aquele craqueladinho por cima!). 

A mistura deve ficar pegajosa mas é isso mesmo, sove até desfazer os gruminhos de polvilho e acrescente os ovos um a um (pode ser que dois sejam o suficiente), por último acrescente o queijo ralado, sove bem e acerte o sal se necessário. O ponto deste pão de queijo costuma depender da porcentagem de gordura existente nas gemas dos ovos e do queijo, ou seja, se tua massa tiver uma quantidade de gordura maior ele deve ficar mais pegajoso, caso contrário ele deve se assemelhar a uma massinha de modelar, como o biscoitinho que te ensinei a fazer bem aqui:http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/11/das-maravilhas-do-polvilho-iv-biscoito.html . Só pra constar o teste pra ver se uma massa está grudenta ou sequinha, seja pão de queijo ou pão de trigo, é com as mãos limpas, razão pela qual a sova é feita somente com uma das mãos.

Por "acaso" eu tinha uma goiabada dando bobeira na geladeira então nem preciso dizer que ela foi parar em alguns pãezinhos, em minha defesa eu não comprei a guloseima, sério! Se optar por rechear alguns podem abrir enquanto assam mas é normal. Se você achar que a massa está muito mole é possível concertar colocando um pouco mais de polvilho doce. 


Asse em forno pré-aquecido a 200 graus por mais ou menos 35 minutos, você pode deixar mais se preferir douradinho. Como essa receitinha possui mais queijo ela deve ficar mais firme, ou seja, quanto mais tempo de forno mais durinho o pão de queijo ficará. Só pra constar essa receita é minha e atende aos meus gostos de pão de queijo mas sinta-se a vontade pra alterar as quantidades e fazer essa delícia de forma que agrade ao seu paladar. Se quiser conhecer as outras receitas que compõem a série maravilhas do polvilho é só acessar o blog e clicar na busca. Agora deixa eu correr pra comer ele quentinho e olhando a chuva lá fora!