Ganhamos uma abóbora moranga dias desses. Linda, deliciosa, laranjinha e gigante. Durou por umas três semanas e comemos em todas as versões possíveis, do assado de legumes ao bom e velho caldo. Reservei uma porção e fiz esse muffin incrível que você precisa provar. 


A receita é bem simples de seguir mas é bem importante que todos os ingredientes estejam pesados para que não haja erros. Acho que já expliquei isso por aqui, mas receitas com frutas e legumes precisam de maior atenção uma vez que cada uma possui especifica quantidade de líquido. Partiu receita? 

Ingredientes: 

130g de açúcar mascavo ou demerara;
200g de abóbora cozida e amassada;
130g de farinha de grão de bico;
100g de farinha de trigo;
2 ovos;
1 colher de sopa de fermento em pó (tampinha royal);
2 col. de sopa de manteiga ou 4 col. de óleo de coco;
6 col. de sopa de coco seco ralado;
1 pitada de bicarbonato;
1 col. de sopa de leite;
Nibs de cacau a gosto;
forminhas de papel para muffin;



Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora e escorra a porção em uma peneira, deixe que a água escorra por completo para só então pesar a quantidade. Misture as farinhas, fermento, bicarbonato e reserve. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Com a ajuda de um fouet ou batedeira bata os ovos, o açúcar e a manteiga até que forme um creme homogêneo e aumente de volume. Como a abóbora é doce essa quantidade de açúcar nos serviu bem, no entanto você pode acrescentar umas duas colheradas a mais sem prejuízo no resultado final.


Acrescente a abóbora amassada e volte a bater; aos poucos adicione a mistura de farinhas, fermento e bicarbonato. Se a mistura tiver ficado muito firme acrescente uma ou duas colheres de leite, caso a massa tenha ficado mais líquida não será necessário. Vai aqui uma dica: as farinhas e abóbora devem deixar a massa pesada, se a tua estiver líquida como uma massa comum é porque sua abóbora tinha muita umidade, se preciso for acrescente duas colheradas de farinha de grão de bico. 



Acresceste nibs, coco ralado e mexa somente o suficiente para encorporar e tá pronto, disponha sobre as forminhas (deixando um espaço para que cresçam) e leve pra assar a 200 graus por 15 minutos. 
Aqui foram 15 min cravados, mas sugiro que vc faça o teste do palito, mas lembre-se de que muffins, assim como brownies, devem ser mais úmidos, ou seja, bolinho assado mas não seco. O palito deve sair um pouquinho úmido ou meio sujo de massa. Desejo uma mesa linda e dias bem gostosos por ai. P.s: cadê a chuva???