Esse pãozinho é maravilhoso, se você teve a oportunidade de provar a versão anterior pode apostar que essa segue na linha. Absolutamente delicioso e com aquele cheirinho de mel lá no fundo que faz a gente aproveitar cada pedacinho como se fosse o último. O segredo dessa massa é não sovar muito, por se tratar de massa integral e ainda com o peso dos grãos esse daqui vai precisar do triplo de descanso, deixe pra experimentar essa receita em um dia de sol forte, aquele calorzão mesmo. Sem mais delongas, partiu receita?

Ingredientes:

200ml de leite morno;
2 colheres de sopa de mel;
2 ovos;
1 pct de fermento biológico seco;
150g de farinha de trigo integral;
150g de farinha de trigo branca;
200g de granola (receita aqui: http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/12/granola.html )



Modo de preparo:

Amorne o leite. Em uma tigela funda coloque o mel, fermento biológico e o leite morno. Para não matar o fermento sempre certifique-se de que o leite está morno colocando o indicador no líquido, se o dedo sentir um calor confortável por algum tempo está bom, se você não aguentar por muito tempo é porque o leite está quente demais para o fermento. 
Deixe a mistura descansar por uns 10 minutos, quando as bolhinhas de ar estiverem espalhadas pela superfície acrescente os ovos e mexa com a ajuda de um fouet. Aos poucos encorpore a farinha e mexa com os dedos. Sobre uma superfície limpa espalhe os grãos escolhidos ou use a granola picada na ponta da faca. Como a granola é receita minha e contêm todos o grãos que eu amo achei que deixaria o pão mais gostosos do que somente os grãos, mas a escolha é tua. Espalhei a granola sobre a bancada e sovei a massa por cima.

 A sova deve acontecer até que a massa já não grude mais nas mãos (faça o teste com a mão limpa). Deixe descansar por 20 minutos em uma tigela untada com azeite e coberta com pano. Decorrido o tempo molde bolinhas ou outro formato que preferir. Coloque os pãezinhos em fôrma de alumínio untada e enfarinhada, cubra com um pano de prato bem limpo, leve ao sol e deixe descansar até quase triplicar de volume. 


Vai demorar bastante, mas é bem normal porque a massa é pesada mesmo. Aqui em casa a mágica do crescimento demorou 3 horas. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus e asse por 25 minutos. Dica pra vida: se você prefere um pão de casca crocante, pincele com água, se você prefere um brilhante, pincele com um ovo batido, se você prefere aquela aparência meio escurinha pincele somente com a gema.