Esse pãozinho é mesmo uma maravilha, mas para dar certo é importante ficar de olho no aquecimento do forno, o ideal é que esteja bem quente para que ele infle logo no primeiro contato com o ar quente.


Tem vezes que fica tudo perfeito, a massa infla, fica bonita e abre ao meio, outras vezes quase não infla e rasga ao invés de abrir, já fiz com farinha 100% branca, meio a meio, somente integral e nada de encontrar uma lógica. Fazer o quê? a cozinha tem dessas coisas que a gente desentende mas que no fim das contas resulta em um pãozinho mega gostoso e bonito, mesmo que não esteja sempre igual. Partiu receita?

                                                          Ingredientes:

250g de farinha branca;
250g de farinha integral;
15g de sal;
1 ovo;
10g de fermento biológico;
200ml de água morna;
25g de açúcar;
3 colheres de sopa de azeite extra virgem;

Modo de preparo:

Dissolva fermento e açúcar em 100 ml da água morna e deixe descansar por três minutos. Bata o ovo com azeite e reserve. Em uma tigela misture bem as duas farinhas e o sal, faça um buraco no meio da mistura e acrescente o ovo com azeite e a água com fermento e açúcar, mexa em movimentos concêntricos para que a farinha seja incorporada aos poucos. Mexa a massa até que haja mais unidade e transfira-a para uma bancada limpa para a sova (polvilhe um pouco de farinha sobre a bancada). A medida que a sova acontece a massa pedirá mais umidade, aos poucos vá acrescentando o resto da água reservada, somente se a massa pedir. Sove até que o glúten se desenvolva e ela esteja bem lisa e sem rasgos. 

O ideal é fazer um pequeno teste retirando uma porçãozinha da massa. Com a ponta dos dedos tente abrir esta pequenina porção, se ela resgar significa que a massa não está boa, torne a sovar e refaça o teste um tempo depois. Corte a massa em oito porções e formate bolinhas, cubra-as com um pano úmido e deixe descansar até dobrar de volume. Pré-aqueça o forno a 200 graus e coloque duas formas bem grandes lá dentro. Quando a massa estiver pronta para ser aberta use um rolo de macarrão e abra.
A massa é bem gostosa e você terá ímpetos de abrí-la com as mãos, dá pra fazer, mas ela ficará bem mais grossa depois de assada. Abra em bolinhas ou mesmo sem forma definida (o que eu acho bem mais bonito) e coloque os discos de massa sobre os tabuleiros dentro do forno que a esta altura deverão estar bem quentes. Asse por 9 minutos para um pão macio e 14 para crocante. 


Fique de olho no teu pão uma vez que a variação de temperatura depende de cada forno. Para acompanhar esta delícia eu sugiro o humos árabe que já rolou por aqui: http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/11/homus.html?q=homus ou um patê de cenoura que é pra lá de gostoso e nutritivo: http://www.sorvetedeananas.com.br/2016/03/pate-de-cenoura.html?q=homus.