Acho que passar tanto tempo sem literatura está me entristecendo. Saudades dos meus avós. Tenho me lembrado muito de meus deles. Os dois eram muito falantes e eu simplesmente adorava ouví-los falar qualquer coisa ou rememorar o passado, ficava acordada, olhos abertos olhando para o teto do meu quarto ouvindo as vozes que vinham do quarto ao lado. 


A voz de baixo do meu vô e o soprano da vovó inundando as noites com um mundo de personagens e peripécias, histórias às vezes estranhas para a criança que era mas cheia das cores que eu poderia pintar com meu conhecimento de criança. Era extremamente interessante ouví-los. Lembro das visitas, das prosas dos adultos... Acho que esse pãozinho lindo e saudável casaria muito bem com um dedo de prosa, com a boa companhia dos dois... Partiu receita?

Ingredientes:
2 xícaras de batatas doce cozidas e amassadas;
1 xícara e 1/2 de polvilho;
1 colher de sopa de chia;
2 colheres de sopa de linhaça;
1 colher de sopa de sal;
2 ovos;
1 colher de chá de cúrcuma;
1/2 xícara de azeite extra virgem;
Folhas de manjericão;


Modo de preparo:


Pré-aqueça o forno. Cozinhe as batatas até que estejam macias, escorra-as muito bem e amasse juntamente com os ovos, se preferir pode processá-las com os ovos até que a mistura esteja lisa. Em uma tigela coloque todos os ingredientes e somente uma xícara do polvilho que pode ser doce ou azedo, acrescente-os aos poucos a mistura de batata doce e vá encorporando os ingredientes, se a massa estiver mole vá adicionando o restante do polvilho até que desgrude das mãos e seja possível fazer bolinhas. 

Caso seja necessário ainda mais polvilho tudo bem, o importante é provar para corrigir a quantidade de sal e colocar umas colheradas de azeite para que o pão não fique demasiado seco. Se optar por amassar ou processar as batatas a quantidade de polvilho também será alterada, então não se preocupe. 
 
Leve os pãezinhos ao forno (em fôrma untada com óleo) e asse a 180 graus por cerca de trinta minutos ou até que eles estejam dourados por cima. Sirva-os ainda quentinhos. Combina com fome galopante, preguiça de ir à padaria, tarde quente, tarde chuvosa... enfim, combina!