Esse é o primeiro dia do ano. Sem palavras. É bom começar mais uma vez! Desejo um ano lindo, abençoado, feliz, cheio da presença de Deus e que cada um dos nossos gestos sejam corretos, inspiradores e pensado no bem estar do outro. Que seja um ano de altruísmo, contentamento e muita, mas muita alegria! Se você tava em dúvida se devia ou não acompanhar o sorvete, vá sabendo que és muito importante por aqui, quero sua companhia, seus comentários e sugestões, quero fazer deste blog uma parada útil, muito mais do que um blog de receitas. 



Pra começar o ano chutando a porta e mostrar porque vim, trouxe o bolo mais delicioso que você já comeu (exceto meus bolos de canela porque coitada da fava né? quem pode competir com canela?). Ele é úmido, macio, ultra mega aromático e derrete na boca, te prometo o trem parece um beijo de amor! GENTE manteiga é um trem maravilhoso né? aff, tô salivando! Facinho, facinho e mega lindo que é pra você tirar onda de profissional da confeitaria. Partiu receita? 


Ingredientes:

200g de farinha de trigo (usei meu preparado);
200g de manteiga em pomada;
200g de açúcar cristal;
200ml de leite;
1 fava de baunilha;
3 ovos grandes;
1 colher de sopa de fermento químico;
1/2 colher de café de amido de milho;


Modo de preparo:


Se vai fazer bolo lembre-se de deixar todos os ingredientes em temperatura ambiente. Unte uma fôrma redonda com manteiga e enfarinhe bem. Abra a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe com uma faquinha, sem serra, os pontinhos de baunilha. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Bata as claras em neve e reserve. Na batedeira bata as gemas, manteiga, açúcar e a baunilha até obter um creme esbranquiçado e fofo no qual já não seja possível sentir os grânulos de açúcar. 


Junte alternadamente à mistura a farinha, o leite, o amido e por último o fermento com a batedeira ligada mesmo. Depois que a mistura estiver homogênea e lisa despeje sobre a forma e asse 180 graus por 40 minutos mais ou menos. Faça o teste do palito no centro do bolo depois de 35 minutos de forno, se sair limpo retire, se ainda houver massa crua deixe assar um pouquinho mais. Cada forno tem seu tempo, o importante é não abrir a porta muito cedo e murchar teu bolo. Depois de retirá-lo do forno deixe-o esfriar por completo, umas duas, três horas são o suficiente. Desenforme no prato em que irá servir e decore. 


Sempre unte e enfarinhe super bem, assim você vai desenformar o bolo sem que ele quebre. Por aqui polvilhei açúcar de confeiteiro e decorei com frutas. Só pra constar o sabor da baunilha é delicado, para acompanhá-lo eu sugiro um leite morno, um chá de camomila... nada espalhafatoso ou cítrico. Meu desejo de uma ano agradável, delicado e bom, bom, bom...